Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Tarifaço de Trump bomba nas redes e posts de apoio a Lula superam críticas

Posts sobre o tema no X foram visualizados mais de 240 milhões de vezes, com 'Respeita o Brasil' entre as principais tags, indica monitoramento da Nexus

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 jul 2025, 15h59

O tarifaço dos Estados Unidos contra as importações brasileiras gerou verdadeiro alvoroço nas redes sociais desde que foi anunciado na quarta-feira, 9, pelo presidente americano Donald Trump. Somente no X (ex-Twitter), publicações sobre o tema já circularam mais de 240 milhões de vezes entre os usuários e receberam mais de 9,1 milhões de curtidas, segundo monitoramento realizado pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados.

De acordo com o levantamento, as postagens de apoio ao governo brasileiro, impulsionada por usuários à esquerda no espectro político, superam nitidamente em popularidade a narrativa promovida pela direita bolsonarista que tenta culpar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo tarifaço.

Até a manhã desta quinta-feira, 10, a hashtag “RESPEITA O BRASIL” figurava em segundo lugar entre os termos mais populares no X, com 2 milhões de citações, atrás apenas do termo “Trump”. Já a tag “CHEGA DE DITADURA”, que concentra as críticas ao governo brasileiro, foi mencionada 973.000 vezes e aparecia em quarto lugar no ranking, abaixo do nome do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), apontado como articulador das tarifas junto à extrema-direita ligada à Casa Branca.

Segundo o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, o volume de postagens no X após o anúncio do tarifaço supera em muito a movimentação normal da plataforma, e o discurso pró-governo brasileiro desponta como o mais popular entre os usuários. “A decisão de Trump de taxar a economia brasileira em 50% mobilizou um sentimento nacionalista nas redes sociais, que em sua maioria saiu em defesa do Brasil e, por tabela, do governo brasileiro”, avalia.

Ainda de acordo com o levantamento, a resposta de Lula à carta de Trump, publicada na noite de quarta-feira, tornou-se o conteúdo mais compartilhado na esfera dos usuários brasileiros — até as 10h30 da manhã desta quinta-feira, a postagem do presidente brasileiro havia recebido mais de 270 mil interações, entre curtidas, respostas e compartilhamentos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.