Tempestade nos EUA causa inundações e deixa ao menos nove mortos
Leste do país sofre com chuvas intensas, enquanto tempestade em área devastada por incêndios causa desabamentos na Califórnia

Pelo menos oito pessoas morreram ao longo do final de semana no estado do Kentucky, nos Estados Unidos, em razão das fortes chuvas que atingem o Leste do país. O número foi informado neste domingo, 16, pelo governador Andy Beshear, do Partido Democrata. Outra morte foi confirmada pelas autoridades na Geórgia, também na porção Leste americana.
As vítimas fatais incluem uma criança de sete anos de idade e sua mãe, segundo Beshear. O governador acrescentou que as equipes de socorristas da Defesa Civil e dos Bombeiros realizaram mais de mil resgates desde sábado, 15, em zonas atingidas pelas tempestades no estado, e que cerca de 39.000 residências ficaram sem energia devido às fortes rajadas de vento.
View this post on Instagram
O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) emitiu alertas para inundações também nos estados do Tennessee, Virgínia Ocidental e Arkansas, com recomendação para que a população evite viajar pelas estradas. “É possível que este seja um evento de enchente-relâmpago de grandes proporções, potencialmente histórico”, avisou o órgão climático.

Já na região da Nova Inglaterra, no Nordeste dos Estados Unidos, o cenário é de estradas bloqueadas por tempestades intensas de neve e granizo. Desde sábado, porções dos estados de Nova York, Nova Jersey e Connecticut registraram camadas de neve variando entre 3,8 e 5 centímetros nas ruas. “Há alta probabilidade de falta de energia e danos por quedas de árvores, devido ao gelo e ventos fortes, e as viagens podem ser dificultadas ou quase impossibilitadas”, alertou o NWS.
Na Califórnia, tempestade em áreas queimadas causa deslizamentos
Na Califórnia, que sofreu em janeiro alguns dos incêndios florestais mais destrutivos da história, o cenário volta a ser de risco com a passagem de fortes tempestades por regiões devastadas pelo fogo. As torrentes de água atingiram encostas descobertas, causando deslizamentos de terra e bloqueio de estradas. No sul do estado, as áreas litorâneas chegaram a acumular mais de 150 milímetros de chuva, apenas no final de semana.
Alguns dos piores estragos ocorreram em Los Angeles, área onde a vegetação foi destruída pelas queimadas, deixando morros e encostas vulneráveis a desabamentos. Nos distritos de Pacific Palisades e Altadena, as rodovias chegaram a ser cobertas por até 90 centímetros de lama e destroços, impedindo completamente o tráfego pelas estradas.

*Com informações da AFP e da Associated Press.