Tremores de terra atingem cidades na região metropolitana de BH
Abalos sísmicos com magnitude entre 2,5 e 2,9 foram registrados na noite de terça e madrugada de hoje

Dois tremores de terra de baixa intensidade atingiram os arredores de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, entre a noite de terça-feira (16) e a madrugada desta quarta-feira (17).
Apesar da pequena magnitude, os abalos foram sentidos na capital mineira e em municípios do entorno, como Ribeirão das Neves, Betim, Esmeraldas e Ibirité. Câmeras de segurança registraram o momento em que o tremor de terra foi registrado (assista ao vídeo abaixo):
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o primeiro impacto teve magnitude 2,9 na escala Richter e ocorreu às 22h12, enquanto o segundo, de magnitude 2,5, foi registrado às 2h25. Na última sexta-feira, 12, um abalo de intensidade 2,0 foi registrado em Sete Lagoas, a cerca de 70 quilômetros de distância de Belo Horizonte.
Dois tremores de terra foram registrados no estado de Minas Gerais entre a noite de terça-feira, dia 16 de setembro, e a madrugada desta quarta-feira, dia 17. Ambos ocorreram próximos ao município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
+ pic.twitter.com/y06c9iDWHu— Rede Sismográfica Brasileira (@RSBR_Oficial) September 17, 2025
Segundo o sismólogo Bruno Collaço, da RSBR e do Centro de Sismologia da USP, tremores de terra desta natureza não são incomuns em Minas Gerais e não devem gerar preocupações. “É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explica o cientista.