Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Ventos causam ondas no Guaíba e bairro de Porto Alegre é evacuado

Autoridades alertam para risco de cheia recorde do lago e reforçam casa de bombas com sacos de areia

Por Bruno Caniato Atualizado em 14 Maio 2024, 16h56 - Publicado em 14 Maio 2024, 09h53

Diante da elevação do Lago Guaíba e do alto risco de inundações, a prefeitura de Porto Alegre deu início à evacuação do bairro Lami, na Zona Sul da capital gaúcha, nesta terça-feira, 14. A decisão foi motivada também pelos fortes ventos que atingem a região metropolitana da cidade, causando ondas que aumentam a chance de novos transbordamentos.

Por volta das 11h15, o nível do Guaíba encontrava-se em 5,22 metros e ao menos trinta pessoas já haviam sido retiradas do bairro pela Brigada Militar. Previsões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Defesa Civil alertam para o perigo de que o lago chegue à nova marca recorde de 5,5 metros ainda nesta terça.

A prefeitura de Porto Alegre informou, ainda, que a Usina do Gasômetro — ponto do Centro Histórico da capital onde é realizado o monitoramento do volume das águas — está sendo reforçada com barricadas de sacos de areia para prevenir que outras casas de bombas que mantêm o nível do Guaíba sejam sobrecarregadas.

Frio intenso e ventania

A frente fria que atravessa o Sul do Brasil continua a derrubar os termômetros por toda a região. Nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para profundo declínio das temperaturas, com quedas bruscas de mais de 5 ºC, por uma faixa que engloba mais de mil municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Segundo o Inmet, existe possibilidade de geada nas regiões de fronteira entre Brasil e Uruguai. Na manhã de hoje, a previsão é deque as temperaturas cheguem a 3 ºC em municípios da campanha e da Serra Gaúcha. Para a próxima quarta-feira, 15, o instituto alerta que os termômetros podem cair às mínimas entre 0 ºC e 1 ºC durante a manhã, enquanto Porto Alegre deve registrar mínimas por volta de 8 ºC.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.