Ventos causam ondas no Guaíba e bairro de Porto Alegre é evacuado
Autoridades alertam para risco de cheia recorde do lago e reforçam casa de bombas com sacos de areia
Diante da elevação do Lago Guaíba e do alto risco de inundações, a prefeitura de Porto Alegre deu início à evacuação do bairro Lami, na Zona Sul da capital gaúcha, nesta terça-feira, 14. A decisão foi motivada também pelos fortes ventos que atingem a região metropolitana da cidade, causando ondas que aumentam a chance de novos transbordamentos.
Por volta das 11h15, o nível do Guaíba encontrava-se em 5,22 metros e ao menos trinta pessoas já haviam sido retiradas do bairro pela Brigada Militar. Previsões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Defesa Civil alertam para o perigo de que o lago chegue à nova marca recorde de 5,5 metros ainda nesta terça.
A prefeitura de Porto Alegre informou, ainda, que a Usina do Gasômetro — ponto do Centro Histórico da capital onde é realizado o monitoramento do volume das águas — está sendo reforçada com barricadas de sacos de areia para prevenir que outras casas de bombas que mantêm o nível do Guaíba sejam sobrecarregadas.
Frio intenso e ventania
A frente fria que atravessa o Sul do Brasil continua a derrubar os termômetros por toda a região. Nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para profundo declínio das temperaturas, com quedas bruscas de mais de 5 ºC, por uma faixa que engloba mais de mil municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Segundo o Inmet, existe possibilidade de geada nas regiões de fronteira entre Brasil e Uruguai. Na manhã de hoje, a previsão é deque as temperaturas cheguem a 3 ºC em municípios da campanha e da Serra Gaúcha. Para a próxima quarta-feira, 15, o instituto alerta que os termômetros podem cair às mínimas entre 0 ºC e 1 ºC durante a manhã, enquanto Porto Alegre deve registrar mínimas por volta de 8 ºC.