Vice-cônsul baleada: polícia caça suspeito e Colômbia silencia sobre saúde
Um homem foi preso e um adolescente detido e liberado; bala veio de PM durante perseguição a assaltantes nos Jardins, em São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo ainda busca ao menos um suspeito envolvido na fuga que resultou em uma bala perdida que atingiu Claudia Ortiz Vaca, vice-cônsul da Colômbia no Brasil. Ela foi atingida na última sexta-feira, 14, por um policial militar de folga que perseguia autores de um assalto na Avenida Nove de Julho, na região dos Jardins, na capital paulista.
Ainda na sexta-feira, um homem de 19 anos foi preso em flagrante e um adolescente de 17 anos também chegou a ser detido, mas foi liberado porque as testemunhas não conseguiram identificá-lo como participante do crime. Outro homem está foragido, e a polícia investiga se havia mais criminosos dando cobertura aos assaltantes.
O caso ocorreu no cruzamento entre a Avenida Nove de Julho e a Alameda Lorena e é investigado pelo 78º Distrito Policial, nos Jardins. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o policial militar teve a arma apreendida para perícia e os laudos técnicos estão sendo elaborados. No momento da confusão, o agente estava fora de serviço e passava pela região a bordo de um táxi, mas desceu do veículo ao perceber uma correria na rua, iniciou a perseguição e disparou o revólver, atingindo a vice-cônsul, que apenas transitava pela calçada.
O vídeo de uma câmera de segurança da rua, ao qual VEJA teve acesso, mostra o momento exato em que o policial passa correndo pela rua atrás dos bandidos e atinge Claudia Ortiz (veja abaixo).
Consulado não fala sobre saúde da vítima
Após ser atingida, Claudia Ortiz Vaca foi socorrida e levada ao Hospital Israelita Albert Einstein, na unidade dos Jardins. Na sexta-feira, o Ministério de Relações Exteriores da Colômbia, por meio do Consulado em São Paulo, informou que a vice-cônsul passou por um procedimento cirúrgico e encontrava-se internada com quadro estável.

Desde o dia do tiroteio, não foram publicadas mais informações sobre o estado de saúde de Claudia Ortiz. Segundo o hospital, todas as atualizações serão divulgadas pelo Consulado. Procurado por VEJA, o órgão diplomático não respondeu sobre o quadro médico da vice-cônsul.