Vídeo: incêndio em fábrica de carros em Manaus já dura mais de 24 horas
Coronel dos bombeiros diz que 'fogo está controlado' e não há risco de propagação; chamas começaram na tarde de terça-feira
Continua nesta quarta-feira, 6, a operação do Corpo de Bombeiros do Amazonas de combate a um incêndio de grandes proporções que atinge uma fábrica da Effa Motors, em Manaus, desde a tarde de ontem. Uma funcionária da unidade foi internada na noite de terça-feira, 5, com queimaduras, sem correr risco de morte.
Por volta das 15h de hoje, o subcomandante de operação dos bombeiros, Coronel Helliton de Sousa, informou que as chamas ainda não foram completamente extintas, mas não há perigo de alastramento do incêndio. “O fogo está controlado, está contido, e em nenhum momento ocorreu propagação dessas chamas para a área de floresta que existe à retaguarda dos galpões”, declarou em coletiva de imprensa.
De acordo com os bombeiros, a demora no controle do fogo se deve ao alto volume de material inflamável que se encontra no galpão, como plásticos, pneus, combustíveis e outros componentes industriais utilizados na montagem dos veículos. “Trata-se de um material de altíssima inflamabilidade, tóxico. Se trouxermos todos os materiais que existem no mundo de combate a incêndio, ainda assim, haverá esse tempo que nós estamos enfrentando”, declarou o coronel Helliton.
Imagens compartilhadas pelos agentes e por usuários nas redes sociais (assista abaixo) mostram o tamanho do incêndio e o trabalho de controle das chamas. Em nota oficial publicada na noite de ontem, o Corpo de Bombeiros informou que 148 agentes e 26 viaturas foram mobilizados para atender à ocorrência.
A fábrica da Effa Motors atingida pelo incêndio está localizado no Distrito Industrial II, na Zona Leste de Manaus. Trabalhadores da unidade relataram que o fogo teria começado após uma máquina de solda soltar faíscas que atingiram um produto químico, e que aproximadamente cem veículos estavam na linha de produção no momento em que as chamas tiveram início.
Na noite de terça-feira, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), agradeceu aos bombeiros militares pelo trabalho e afirmou que os agentes “não estão medindo esforços no combate a este sinistro”.
Temos 148 bombeiros militares e 26 viaturas empregadas nessa ação que já dura mais de oito horas e continuaremos trabalhando até que o fogo seja controlado. Agradeço a todos os militares atuando, que não estão medindo esforços no combate a este sinistro.
— Wilson Lima (@wilsonlimaAM) August 6, 2025







