Vídeo mostra o momento em que vice-consulesa da Colômbia é baleada em SP
Câmeras de prédio mostram a diplomata Cláudia Katherine Ortiz Vaca sendo atingida por um disparo durante uma perseguição de um policial a dois assaltantes

Um vídeo ao qual VEJA teve acesso mostra o momento em que a vice-consulesa da Colômbia no Brasil, Cláudia Katherine Ortiz Vaca, de 30 anos, foi baleada durante uma troca de tiros entre um policial e criminosos na Avenida Nove de Julho, região central de São Paulo. As imagens são de câmeras de um edifício apontadas para a rua.
Cláudia Vaca foi baleada por volta das 7h45, quando circulava pela via, onde fica o consulado, e foi atingida por um policial de folga que perseguia dois assaltantes que haviam tentado roubar um táxi.
Um dos criminosos foi capturado logo em seguida. Ele foi identificado como Bruno Narbutis Borin, de 19 anos. Contra ele já tinha um mandado de prisão em aberto por latrocínio. Em nota, a SSP-SP afirma que seguem as buscas para encontrar o segundo suspeito.
Cirurgia
A diplomata passou por uma cirurgia no Hospital Israelita Albert Einstein, segundo boletim médico. “Ela está sendo operada, mas está estável. O Itamaraty acompanhará a evolução da situação e acompanhará em todos os momentos a vice-consulesa e sua família”, diz o texto divulgado pelo consulado da Colômbia. O governo colombiano afirmou que acompanha as investigações e está oferecendo apoio à família da diplomata.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro expressou, também por meio de nota, solidariedade à diplomata e informou que está em estreita coordenação com a embaixada e com o consulado do país vizinho para prestar todo apoio possível. “O Itamaraty lamenta profundamente o incidente ocorrido hoje, 14/3, em São Paulo, que atingiu a vice-consulesa da Colômbia na capital paulista, Claudia Ortiz Vaca. O ministério expressou sua solidariedade à senhora Ortiz, a sua família e ao governo colombiano, inclusive por meio de comunicação formal à embaixada da Colômbia em Brasília, e permanece em estreita coordenação tanto com a embaixada quanto com o consulado da Colômbia em São Paulo, com vistas a prestar todo o apoio possível”, diz o texto.