Enquanto procrastina a definição de ficar ou sair do governo de Michel Temer (PMDB) e tem um presidente licenciado denunciado por corrupção, o PSDB decidiu fazer uma autocrítica e assumir que errou – só não disse, por enquanto, qual é o erro.
Em um vídeo divulgado no canal da sigla no YouTube (veja abaixo), um locutor narra os feitos do partido no período da redemocratização e no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, intercalados por falas de atores que ressaltam: “mas agora, [o PSDB] errou”. O último deles diz, mantendo o suspense, que “o PSDB errou e tem que fazer uma autocrítica, não adianta pedir desculpas”.
O material é a prévia do próximo programa de TV da legenda, que vai ao ar no dia 17 de agosto, às 20h30. O partido anuncia no vídeo que mostrará na data “ideias e posições do PSDB diante do futuro do Brasil” e que “é hora de pensar no país”. Se o discurso enigmático quer dizer que os tucanos, enfim, voarão de cima do muro, para fora ou para dentro do Planalto, é esperar para ver.