Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional

A pedido de Lula, Fazenda deve negociar alternativa à desoneração

Presidente gostaria que solução fosse apresentada até o dia 20 de maio, quando acontece a marcha dos prefeitos, em Brasília

Por Marcela Rahal Atualizado em 9 Maio 2024, 15h06 - Publicado em 6 Maio 2024, 06h42

Diante do impasse entre o governo federal e o Congresso envolvendo o projeto de desoneração da folha de pagamentos, o presidente Lula pediu a integrantes do governo, incluindo o Ministério da Fazenda, que discutam uma alternativa para a proposta aprovada pelos parlamentares, no fim do ano passado, segundo fontes ouvidas pela coluna.

Enquanto a suspensão da medida ainda está sendo julgada pelo plenário virtual do STF, com placar de 5 a 0 a favor do governo, o petista quer criar uma ponte de diálogo com o Legislativo, antes da marcha dos prefeitos que acontece entre os dias 20 e 23 de maio, em Brasília.

A ideia do governo é que a reoneração da folha de 17 setores da economia e de municípios seja feita de forma gradual até 2027. Uma possibilidade que está  sendo discutida é negociar o projeto de lei do líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), que está parado na Casa.

Conforme a proposta, a alíquota de contribuição previdenciária seria de 14% este ano, subindo para 16% em 2025 e 18% em 2026. A partir de 2027, o valor original de 20% passaria a ser cobrado.

A Confederação Nacional dos Municípios se opõe totalmente ao projeto, e defende que a desoneração seja mantida de forma permanente. A entidade diz ainda que a suspensão imediata da medida pode trazer riscos financeiros às prefeituras.

Continua após a publicidade

A questão tem custado caro ao governo federal que já prevê até o atraso na aprovação da regulamentação da reforma tributária para o segundo semestre deste ano. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem se desdobrado para atender todos os lados. Nesta semana, o ex-prefeito vai se debruçar sobre o projeto do governo que tramita na Câmara e tentar costurar um acordo junto com parlamentares.

A meta é bem difícil e o prazo não ajuda, faltam duas semanas para a marcha dos prefeitos.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.