Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

Ausências de Nunes, Boulos e Datena reforçam candidatura de Marçal

Temendo ofensas do candidato do PRTB no debate promovido por Veja, três adversários optam por estratégia arriscada

Por Marcela Rahal Atualizado em 21 ago 2024, 19h45 - Publicado em 19 ago 2024, 18h27

Com o rápido crescimento nas pesquisas de intenção de votos impulsionado por ataques do candidato do PRTB, Pablo Marçal, as campanhas de Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e José Luiz Datena (PSDB) resolveram adotar uma estratégia, no mínimo, curiosa. Formar uma espécie de conluio para faltar ao debate promovido por VEJA com os candidatos à prefeitura de São Paulo, nesta segunda-feira, 19.

Não só Marçal, mas as candidatas Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo) deitaram e rolaram com os “fujões” — teve até placa na entrada exibida pela colega do ex-ministro Paulo Guedes. A deputada federal também disse que a postura dos candidatos era um “vexame” e “lastimável”.

Além da falta de comprometimento com seus eleitores, a atitude pode ser um tiro pela culatra. Marçal, que já vinha crescendo nas pesquisas desde os debates da Band e Estadão pela sua comunicação agressiva, mas que tem feito sucesso entre eleitores nas redes sociais, teve mais uma oportunidade de faturar em cima daqueles que desistiram do debate.

Em determinado momento, o ex-coach afirmou que o prefeito odeia o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas “que teve que engolir ele porque eu entrei no jogo para forçar você a ter um vice que não queria, e agora você está perdido”, provocou.

Pesquisas internas dos partidos já mostravam, na semana passada, números surpreendentes do candidato do PRTB, empatado tecnicamente com Boulos e Nunes. A estratégia foi recuar e testar a ausência no debate.

Continua após a publicidade

Um caminho simples e efetivo, no entanto, poderia ser o de confrontar Marçal com informação e questionamento sobre suas propostas, como fez Tabata, citando a ideia da construção de um teleférico em São Paulo proposta por ele.

Ao contrário de seus adversários, a parlamentar vem crescendo do ponto de vista de conteúdo nos debates. Tem estudado seus oponentes, os confrontado e mostrado conhecimento da cidade. Não deixa de responder perguntas, como fez várias vezes Marçal. Por isso, o caminho talvez seja desconstruir um personagem que mal fala de suas propostas.

A estratégia de ignorar e fugir parece ser um caminho ainda mais arriscado e que dá cada vez mais espaço para os vídeos polêmicos do candidato do PRTB viralizarem e se converterem em votos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.