Lupi ‘foi alertado’ em 2023, diz deputado sobre fraudes no INSS
Em entrevista a VEJA, Evair de Melo (PP-ES) relata denúncias que fez ao ministro e o acusa de omissão e conivência no escândalo das aposentadorias
O deputado federal Evair de Melo (PP-ES), da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, foi o entrevistado do programa Ponto de Vista, de VEJA, transmitido nesta terça-feira, 29. O parlamentar apresentou um requerimento convocando a participação do ministro da Previdência, Carlos Lupi, em 2023 para esclarecer denúncias de descontos indevidos feitos por entidades sem a anuência dos beneficiários do INSS.
Lupi participa nesta terça de uma audiência na Comissão de Previdência da Casa, às 14h, que já estava marcada antes da operação da PF e da CGU que desvendou um esquema bilionário de fraudes nas aposentadorias. “O que mais nos assusta nesse processo todo é a omissão dos responsáveis e, naturalmente, do governo, liderado pelo ministro Lupi”, afirmou.
O deputado relatou ainda diversos alertas que teriam sido feitos ao auxiliar de Lula sobre as suspeitas em torno do caso. “Em 4 de março de 2023, nós notificamos o ministro, alertando desses descontos irregulares, nesse roubo declarado dos aposentados”, disse. “Mais de dois anos atrás, o ministro foi alertado, foi notificado.”
Na entrevista a VEJA, Evair de Melo acusou o governo, e o ministro Lupi em particular, de omissão e conivência no escândalo.
O programa, apresentado por Marcela Rahal, também abordou as principais notícias do dia com o colunista Robson Bonin.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na home de VEJA, e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre bastidores da política nacional:
https://beta-develop.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal