Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

Em disputa acirrada, americanos decidem entre Kamala ou Trump

Acompanhe o Giro VEJA

Por Marcela Rahal Atualizado em 5 nov 2024, 17h18 - Publicado em 5 nov 2024, 13h57

Numa disputa acirrada, os americanos vão as urnas nesta terça-feira, 5, escolher o próximo presidente do país. Mais de 80 milhões já votaram antecipadamente. As pesquisas de intenção de voto dão empate técnico entre a candidata democrata, a vice-presidente Kamala Harris, e o candidato republicano, o ex-presidente Donald Trump. O Palácio do Planalto acompanha atentamente o resultado eleitoral americano, que pode ter impacto significativo na economia e na política brasileira. O ex-presidente Bolsonaro é apoiador de Trump, enquanto o presidente Lula apoia Kamala. O bilionário promete uma política mais protecionista, o que pode se refletir nas exportações brasileiras. Caso Kamala vença, a tendência é de continuidade do cenário atual com o presidente Joe Biden.

Em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que as condenações dos assassinos da sua irmã Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes trazem “um sentimento de que a justiça começou a ser feita”. Na semana passada, Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, responsáveis pela morte da vereadora, em março de 2018, foram condenados a 78 anos e nove meses de prisão e a 59 anos e oito meses, respectivamente. Os dois também terão ainda de pagar, juntos, uma indenização no valor de 706.000 para cada uma das vítimas. Anielle ressalta, no entanto, que esse julgamento “não é o ponto final. Ainda tem um pedaço bastante importante e significativo que é em relação aos mandantes”, disse a ministra, que também acredita que as primeiras sentenças podem ajudar com que outros crimes semelhantes não fiquem impunes.

O governo federal ainda discute o pacote de cortes de gastos que deve anunciar nesta semana. Os ministros da área econômica se reuniram ontem com o presidente Lula e hoje o ministro Rui Costa, da Casa Civil, conversa com Carlos Lupi, da Previdência, e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou nota na noite de ontem em que afirma que o quadro fiscal do país foi apresentado e compreendido e que outros integrantes do governo seriam chamados para discutirem o pacote. Acompanhe o Giro VEJA.

 

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.