Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, já atuou em diversos veículos como repórter, editora e âncora de telejornais. Sempre cobrindo hardnews, nas editorias de política, economia e cidades. Blog de informação e análise do cenário político nacional.

Governo Lula busca cautela em reação às tarifas de 50% de Trump

Ricardo Cappelli, do Ministério do Desenvolvimento e Indústria, afirma, no entanto, que a Lei da Reciprocidade poderá ser usada

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jul 2025, 15h10 - Publicado em 10 jul 2025, 15h08

Apesar do anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de taxar os produtos brasileiros em 50%, ter sido considerado ‘sem precedentes’ pelo governo federal, o Executivo acredita que o americano ainda pode recuar, assim como já aconteceu com outros países. Mas, caso isso não aconteça, Lula pretende usar a Lei de Reciprocidade, conforme o prometido.

Em entrevista ao Ponto de Vista, de VEJA, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento e Indústria, o Ricardo Cappelli, disse que ainda há tempo para o diálogo diplomático até o agosto, quando a medida passa a valer.

‘Vamos aguardar. O presidente Trump fez vários movimentos nesse sentido, ele bota a tarifa, daqui a pouco ele recua. Se ele mantiver daqui a 20 dias essa posição, o Brasil vai precisar reagir. O Brasil tem 10%, 12% do seu comércio internacional com os EUA. É possível fazer manobras e ajustar isso, eu não vejo um impacto devastador na economia brasileira. Pode ter em algum setor ou outro. Mas eu creio que qualquer reação vai ser no sentido da ponderação, do equilíbrio. É assim que o presidente Lula tem se comportado’.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.