O termo usado por Rui Costa que gerou novo ruído na comunicação do governo
O ministro da Casa Civil falou em adotar intervenções para baixar o preço dos alimentos

Após o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmar que o governo estava discutindo um conjunto de intervenções para reduzir o preço dos alimentos, a pasta afirmou que não haverá nenhuma medida que interfira de forma artificial nos valores. A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira, 22, em entrevista ao programa “Bom dia, ministro”, do governo federal.
“A princípio, nós vamos fazer algumas reuniões com o ministro da Agricultura, com o ministro do Desenvolvimento Rural, que pega as pequenas propriedades, o MDA, e o Ministério da Fazenda para a gente buscar conjunto de intervenções que sinalizem para o barateamento dos alimentos”, disse.
Segundo a assessoria de imprensa do ministério, a utilização do termo se referia a medidas que seriam feitas e que não há a possibilidade de tabelamento dos preços, – como já ocorreu no governo do ex-presidente José Sarney, em 1986. Na época, alguns produtos começaram a faltar nas prateleiras dos supermercados.
Mais cedo, o ministro disse que o governo federal vai acatar algumas propostas feitas pelo setor ainda neste primeiro bimestre. A expectativa é de que as reuniões para tratar do tema aconteçam até a semana que vem.
O presidente Lula cobrou em reunião com ministros na última segunda-feira, 20, o anúncio de medidas para controlar a inflação dos alimentos.