Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional

O vice que Nunes teve que engolir após entrada de Marçal

Pré-candidato do PRTB “roubou” eleitores da direita que votariam no atual prefeito

Por Marcela Rahal 21 jun 2024, 10h28

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, não teve muita escolha depois da entrada de Pablo Marçal, do nanico PRTB, na disputa municipal de São Paulo. O ex-coach embaralhou a corrida eleitoral no campo da direita, chegando nas pesquisas a 12% das intenções de voto.

Entre os eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno de 2022, Marçal herda quase 27% dos votos do ex-presidente, segundo pesquisa da AtlasIntel.

Os números têm assustado a campanha do emedebista que resolveu abraçar logo o vice indicado pelo capitão. A ideia inicial era arrastar essa escolha até o limite do permitido pela lei eleitoral. Mas não teve jeito. Nesta sexta-feira, 20, o nome do coronel Ricardo Mello Araújo (PL) deve ser oficializado.

A pressão do ex-presidente fez com que até o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, desse também aval ao coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo, em um jantar realizado no Palácio dos Bandeirantes, na quarta-feira, 19, com representantes de 12 partidos aliados.

Quando foi comandante da Rota, grupo de elite da PM, Mello Araújo chegou a defender que policiais façam abordagens diferentes em bairros com moradores ricos, como Jardins e Vila Olímpia, e na periferia.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a campanha do líder na corrida eleitoral, o pré-candidato do PSOL, Guilherme Boulos, acredita que a escolha do coronel pode ser um tiro n’água. Isso porque Nunes terá que ter um discurso mais voltado para a extrema direita, o que dificilmente vai acontecer, ou terá que dar esse papel a Mello, que pode afastar os eleitores de centro.

Aliados do deputado federal acham que há um dilema para o atual prefeito, e nesse vácuo tem Marçal ou até mesmo o apresentador José Luiz Datena que anunciou a pré-candidatura pelo PSDB.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.