‘Precisa separar o joio do trigo’, diz senador sobre projetos para menores
Em entrevista ao Ponto de Vista, Alessandro Vieira falou sobre a sua proposta que visa proteger crianças e adolescentes nas redes
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), autor de um projeto que visa dar mais proteção a crianças e adolescentes na internet, afirmou que o Congresso precisa avançar na regulamentação desse tema para as bigtechs. A pauta ganhou destaque no Legislativo depois de um vídeo do influenciador Felca sobre a ‘adultização’ de menores viralizar nas redes sociais. O parlamentar acredita que o momento é uma boa oportunidade e que não pode ser desperdiçada.
‘Precisamos trazer as empresas de tecnologia para um senso de responsabilidade. Elas passam a ter a obrigação de garantir a limitação de idade, os produtos e serviços desenvolvidos devem ser desenhados pensando na proteção da criança e adolescente e eles têm que abrir canais mais viáveis para a supervisão parental’.
O projeto do parlamentar já foi aprovado no Senado e agora está na Câmara. Outras propostas, porém, também estão sendo discutidas. Para Alessandro Vieira, o desafio do presidente da Casa, Hugo Motta, agora é ‘separar o joio do trigo’. Segundo ele, a sua proposta trata apenas da exploração de menores nas redes. A oposição ameaçou obstruir a votação, se tiver ‘qualquer sinal de censura’, segundo o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante.