Vice-líder do governo sobre mudanças no IR: Ninguém vai ficar mais pobre
Deputado Pedro Paulo afirmou em live de VEJA que projeto é 'justo do ponto de vista fiscal', mas que é 'preciso garantir compensações' equânimes
O vice-líder do governo na Câmara, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), afirmou, em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, desta quinta-feira, 20, que o projeto enviado pela gestão de Lula ao Congresso que prevê mudanças no Imposto de Renda “faz sentido do ponto de vista numérico” e “é justo do ponto de vista fiscal”. Entre outros pontos, a proposta prevê a ampliação da isenção do IR para quem recebe até 5 mil reais mensais e aumento da cobrança dos chamados super-ricos. O parlamentar é um dos cotados para assumir a relatoria da proposta.
“É verdade que rico paga pouco imposto no Brasil e paga muito menos do que o professor, enfermeiro, o trabalhador comum. É muito justo você tirar de quem pode mais pra poder beneficiar quem pode um pouco menos. Eu sou um defensor fervoroso dessa medida. São 141 mil pessoas [que ganham] acima de 600 mil por ano. Ninguém vai ficar mais pobre por isso. Eu não vejo nenhuma injustiça, mas a gente precisa garantir que as compensações sejam justas e pra todos. O projeto é excelente e justo…. precisa de alguns ajustes, que acredito que no Parlamento vai ser o local ideal para que a gente possa fazer esses acertos”, salientou Pedro Paulo.
O programa, apresentado por Marcela Rahal, também abordou as principais notícias do dia com o colunista Matheus Leitão.
Lembrando que você pode participar mandando sua pergunta nas nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na home de VEJA, e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre bastidores da política nacional:
https://beta-develop.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal