Relator defende projeto das emendas, mas admite possíveis correções
Em live de VEJA, senador Eduardo Gomes (PL-TO) frisou que proposta teve apoio das lideranças ao comentar eventual brecha para ocultar autor de repasses
O vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes (PL-TO), afirmou, em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, desta quarta-feira, 19, que podem ocorrer eventuais correções, “se for o caso”, no projeto das emendas aprovado no Congresso na semana passada. O parlamentar foi relator da proposta que estabelece novas regras para os repasses e defendeu a matéria. Embora tenha sido apresentado como uma medida para aumentar a transparência na distribuição das verbas, o texto tem sido alvo de críticas por permitir que os responsáveis pela destinação sejam ocultados.
“O Supremo Tribunal Federal, ao Congresso, fez a diligência solicitando dez dias para o esclarecimento constante da ação do PSOL e dessa forma será respondida. Eu acredito que a ação está respondendo ao discurso, mas o que está escrito vai ficar claro na resposta ao Congresso, de que nós aprovamos, de maneira central o presidente Davi [Alcolumbre], o que estava acordado no plano de trabalho”, disse Gomes.
“Foi essa razão de que nós precisamos e fizemos a reunião do Congresso para aperfeiçoar as regras das emendas. Não há nada que seja questionado que não será respondido e eventualmente corrigido, se for o caso. Mas a gente votou conversando com as lideranças, depois de uma reunião de líderes, usando como eixo o plano de trabalho”, acrescentou.
O senador vai discutir o projeto do qual é relator, que estabelece novas regras para emendas parlamentares, aprovado no Congresso.
O programa, apresentado por Marcela Rahal, também abordou as principais notícias do dia com o colunista José Benedito.
Lembrando que você pode participar mandando sua pergunta nas nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na home de VEJA, e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre bastidores da política nacional:
https://beta-develop.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal