Petista elogia trabalho da PGR e diz haver provas para condenar Bolsonaro
Zeca Dirceu afirmou, em live de VEJA, que a denúncia "trouxe mais elementos" para o caso e que a oposição é "burra, fraca e não tem proposta para o país"
O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, desta quinta-feira, 20, afirmou que “há provas em abundância mais do que suficientes pra condenar à prisão” o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, mas que o presidente Lula “está correto” ao dizer que o capitão tem direito à presunção de inocência. O petista também elogiou o trabalho da Procuradoria-Geral da República no caso (assista no trecho da entrevista acima).
“O trabalho muito bem feito trouxe mais elementos ainda que apontam para a necessidade da condenação e da prisão. Tramar um golpe de Estado e planejar volta da ditadura, tramar assassinato de autoridades não é pouca coisa. Cabe, sim, prisão. Não só o Bolsonaro, mas de todos aqueles que estão envolvidos, que construíram e estavam executando um movimento golpista”, afirmou Zeca, que acrescentou dizendo que o ex-presidente está “reincidindo” no mesmo crime ao dizer, sem provas, que a eleição de Lula foi fraudada.
“O que a oposição tem dito não tem valor algum e os fatos provam o contrário. Pra mim, o Bolsonaro está reincidindo no mesmo crime e peço até a consulta aos juristas se não cabe inclusive uma prisão preventiva do Bolsonaro. Porque ele falou agora que foi o TSE que elegeu o Lula e não a população, ou seja, ele continua querendo criar esse caldo. Pra mim ele é reincidente e continua praticando os mesmos crimes que ele foi indiciado.”
Questionado sobre o trabalho da oposição, o petista foi enfático e fez duras críticas. “A oposição, parte significativa dela, a é muito burra e fraca e não tem proposta para o país, não tem condição de contribuir em nada apontando erros e mostrando soluções, então só cabe a eles o protesto. Quem é governo, governa. Seria muito bom se a gente tivesse tempo e energia pra também protestar, mobilizar a rua, mas com a necessidade da população brasileira, os programas e ações em curso no país… nos temos tarefas a cumprir e não dá pra gente ficar gastando grande parte do nosso tempo pra se ocupar com protesto”, salientou Dirceu.
“Quem se preocupa com protesto é a oposição, e nós já fizemos isso, e quem governa tem que gastar grande parte do seu tempo pra melhorar a vida do povo. Eu tenho certeza que o presidente Lula vai corrigir rumos, o governo vai reagir, vai melhorar a popularidade e o presidente Lula, como a gente sempre fez, vai ganhar as eleições de 2026. Se tem uma coisa que a gente sabe é ganhar eleições”, concluiu o deputado.
Assista à entrevista completa abaixo:
O parlamentar vai falar sobre a popularidade e a situação do governo Lula e repercutir também a denúncia da PGR contra o ex-presidente Bolsonaro e mais 33 pessoas por tentativa de golpe de Estado, em 2022.
O programa, apresentado por Marcela Rahal, também vai abordar as principais notícias do dia com o colunista Matheus Leitão.
Lembrando que você pode participar mandando sua pergunta nas nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na home de VEJA, e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejanoinsta/
Leia mais sobre o Ponto de Vista e sobre bastidores da política nacional:
https://beta-develop.veja.abril.com.br/coluna/marcela-rahal