Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

A esquerda vence a primeira batalha contra a direita nas eleições de 2022

Ou… Por que a esquerda é sempre mais organizada que a direita

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 fev 2022, 15h50 - Publicado em 9 fev 2022, 15h46

A esquerda está bem mais avançada na organização dos seus planos do que a direita, se olharmos o cenário de fevereiro de 2022, pior ano eleitoral do século.

O ex-presidente Lula lidera com folga não só as últimas pesquisas de intenção de voto, e ainda assim o petista também organiza aquela que pode ser a maior federação partidária, somando a maior bancada do país, com mais de 100 deputados.

O movimento político – já está garantido – unirá ao menos o PT, o PSB, o PCdoB e o PV.

Mas Lula é incansável. Ele busca ainda o PSOL, que tende a fazer uma federação com a Rede.

Como mostrou a coluna, o recado que Lula tem dado é: vivemos um momento em que é hora do sacrifício da esquerda em torno do seu projeto lulista. Por ser ele o mais capaz de vencer Bolsonaro.

Continua após a publicidade

Enquanto a esquerda avança nas negociações, a direita continua a errar em seus movimentos e aparece rachada neste momento.

Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, a criação do União Brasil, fusão entre o PSL e o DEM.

Era para ser um momento de comemoração da direita, mas a nova legenda, que soma uma bancada com 81 deputados e 7 senadores, verá uma debandada dos seus parlamentares no mês que vem.

Continua após a publicidade

Como todos sabem, a ala bolsonarista do PSL, hoje rachada por Jair Bolsonaro, seguirá o presidente para o PL, diminuindo a bancada que poderia enfrentar o PT.

Ainda assim, o União Brasil recebeu milhões de Reais do fundo partidário, mais do que qualquer sigla. Mas o que adianta dinheiro sem unidade?

A nova sigla, liderada por Luciano Bivar e que terá ACM Neto como vice, ainda não definiu se seguirá com Bolsonaro ou embarcará na candidatura de Sergio Moro.

Continua após a publicidade

De toda forma, a indecisão dos dois políticos direitistas – a nove meses da eleição – revela como eles patinam em terreno escorregadio enquanto a esquerda caminha com passos mais firmes.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.