Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A lição que Bolsonaro merece receber

Ataques do presidente ao Enem e à história do Brasil precisam ser investigados

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 19 nov 2021, 18h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Jair Bolsonaro adora repetir que a imprensa brasileira tem obsessão pelo tema ditadura militar (1964-1985). É mais uma de suas mentiras.

    Ele mesmo, o presidente, que vive obcecado por ditaduras. Volta e meia, desde que assumiu  a presidência, Bolsonaro faz alguma louvação ao Golpe de 64.

    Quando era deputado defendeu a tortura a opositores do regime, em mais de uma ocasião, dentro do Congresso Nacional, poder que chegou a ser fechado pelo regime militar.

    Todos lembram o voto nefasto no impeachment de Dilma Rousseff, quando Jair Bolsonaro citou o torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra.

    No dia da homenagem da Câmara ao ex-deputado Rubens Paiva, um dos muitos desaparecidos políticos brasileiros, o presidente cuspiu no busto do ex-parlamentar na frente dos seus descendentes.

    Continua após a publicidade

    O histórico do presidente que mostra, sim, obsessão em relação ao tema. No Chile, passou vergonha ao manter a mesma postura de fazer elogios a regimes ditatoriais. Tomou um “chega para lá” do presidente Sebastián Piñera.

    Agora, às vésperas do Enem, reportagem do jornalista Paulo Saldaña, da Folha, revela que o presidente pediu para que trocassem o termo Golpe de 1964 por “Revolução”, exatamente como os ditadores brasileiros chamavam o regime.O presidente já havia declarado que agora o exame de vestibular “tem a cara do governo”.

    Por isso, é mais que oportuna a decisão do Tribunal de Contas de União de abrir processo para investigar suspeitas de irregularidades no Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação responsável por desenvolver e aplicar a prova do Enem.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.