Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A longa e dolorosa espera por justiça para Marielle Franco

... e Anderson Gomes

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 jun 2024, 21h30 - Publicado em 18 jun 2024, 21h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Marielle Franco, ex-vereadora do Rio, foi assassinada em março de 2018
    Marielle Franco, ex-vereadora do Rio, foi assassinada em março de 2018 (Mario Vasconcellos/Câmara Municipal do Rio de Janeiro/AFP)

    Após longos e exatos seis anos e três meses o Brasil finalmente testemunhou um andamento processual com algum peso no caso do brutal assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, metralhados pelas costas por uma quadrilha miliciana em um dos únicos locais em que as câmeras de trânsito estavam desligadas no Rio de Janeiro.

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal aceitou, por unanimidade, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Chiquinho Brazão, deputado federal pelo Rio, e o ex-chefe da Polícia Civil do estado Rivaldo Barbosa, assim como dois outros acusados.

    Mas até quando a Justiça no Brasil será uma ficção e não uma realidade?

    É assustador — mas não inesperado — que o sistema de justiça brasileiro tenha demorado tanto tempo para conseguir avançar na tentativa de solucionar um crime motivado para proteger interesses econômicos de milícias e a fim de desencorajar atos de oposição política de Marielle, à época filiada ao PSOL.

    Continua após a publicidade

    Pessoas negras são as mais injustiçadas, segundo todos os dados de investigação social que se tem notícia no Brasil. Marielle era uma mulher preta da favela, defensora de Direitos Humanos e socióloga. Anderson trabalhava com a ex-vereadora como motorista e também cresceu em uma favela.

    Agora, depois de todos esses anos, cinco homens brancos, que planejaram todo o bárbaro crime, finalmente viraram réus. Que o julgamento possa dar a eles o contraditório, mas que seja célere para que o Brasil não perpetue mais uma injustiça.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.