Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

A novidade da pesquisa Datafolha sobre evangélicos, Lula e Bolsonaro

Saiba quantos são os influenciados por pastores e como o petista pode virar o jogo

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 jul 2022, 17h47 - Publicado em 29 jun 2022, 15h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O levantamento mais recente divulgado pelo DataFolha mostra o caminho que o ex-presidente Lula deve seguir se quiser reverter a derrota que vem tendo no segmento evangélico em comparação com o Jair Bolsonaro.

    Costurar acordos com lideranças religiosas, como o atual presidente vem fazendo mesmo antes de assumir o mandato, parece ser fundamental se o petista quiser crescer entre essa faixa de eleitores.

    Embora a pesquisa do Datafolha tenha apontado que Lula pode vencer no primeiro turno, os eleitores evangélicos ainda preferem Bolsonaro. De acordo com o levantamento, Lula tem 28% das intenções de voto entre os evangélicos contra 36% do atual presidente. Entre os católicos, o petista leva a melhor: tem 42% dos votos contra 20% de Bolsonaro.

    A influência das igrejas no voto foi mapeada pelo instituto e mostra como os evangélicos são mais atingidos por orientações sobre as eleições do que os católicos.

    Entre os evangélicos, 28% admitem que sua igreja faz recomendações sobre como votar nas eleições. Entre os católicos, o número é menor: 20%.

    Continua após a publicidade

    Questionados se seguem as orientações de suas igrejas, 12% dos evangélicos afirmam que acatam parcialmente as sugestões, enquanto 9% admitem que acatam totalmente o direcionamento e 7% dizem que não seguem o que é orientado.

    Entre os católicos, há um empate: 6% acatam totalmente, outros 6% aceitam em parte as sugestões e 6% afirmam não seguir as orientações.

    Os dados mostram o que já se sabia: que os padres separam muito mais o púlpito do palanque do que os pastores de igrejas evangélicas.

    Continua após a publicidade

    O papel de Lula é difícil: quebrar a resistência dos evangélicos em relação ao seu nome e ao PT. Ainda falta um bom tempo até as eleições e todo voto faz diferença.

    Se quiser conquistar mais eleitores entre os evangélicos, Lula terá que ir atrás de lideranças importantes e costurar acordos para chegar até os fiéis.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.