Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Brasil mira protagonismo na ONU e acerta na imagem do governo

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 jul 2025, 21h14 - Publicado em 1 jul 2025, 21h12

 

“O atual fluxo de capitais, que retira recursos de países pobres e os envia aos ricos, é inaceitável e insustentável.” A fala do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, ecoou no plenário da 4ª Conferência da ONU sobre Financiamento para o Desenvolvimento, em Sevilha, nesta terça, 1º.

Representando o presidente Lula, Macêdo liderou a delegação brasileira no encontro que reuniu 15 mil participantes de 150 países — e deixou clara a estratégia do Planalto: reforçar o protagonismo do Brasil no Sul Global e cobrar dos países ricos maior responsabilidade sobre os custos da crise climática e social.

Ao criticar os trilhões gastos em armamentos enquanto faltam recursos para enfrentar a fome, o ministro apontou o paradoxo: “Como financiar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) se o mundo prefere tanques a sementes?”

Internamente, a fala também foi lida como parte da operação do Planalto para recuperar sua imagem em meio ao vaivém com o Congresso. Na ONU, o governo aproveitou a ausência de líderes do G7 — com exceção de Macron e da presidente da Comissão Europeia — para ocupar espaços diplomáticos e conduzir debates, inclusive sobre racismo, sexismo e justiça fiscal.

Continua após a publicidade

Macêdo também participou de bilaterais com a ministra alemã Reem Alabali-Radovan, tratando da COP 30, e com a diplomata saudita Deemah AlYahya, sobre equidade de gênero e economia digital. A ideia, segundo ele, é transformar discurso em política pública: “Estamos alinhando o que fazemos no Brasil com o que o mundo espera”, afirmou à coluna.

Nos bastidores, a delegação brasileira saiu fortalecida. O que resta saber agora é se esse novo fôlego internacional se traduzirá em mais capital político dentro de casa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.