Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Diplomatas se unem para resgatar política externa no pós-Bolsonaro

Embaixadores e especialistas insatisfeitos com a atual gestão da diplomacia brasileira elaboram documento com diretrizes para serem aplicadas no futuro

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 set 2020, 16h39 - Publicado em 8 set 2020, 15h48

Diplomatas da ativa que não podem revelar seus nomes se juntaram a embaixadores que já se aposentaram, e especialistas em política externa, para propor uma diplomacia pós-Bolsonaro. Acham que é preciso começar agora a consertar o estrago. A insatisfação de diplomatas e especialistas em política externa com a forma como o governo Bolsonaro vem tratando a relação do Brasil com outros países é visível desde o início da atual gestão. Tanto a postura de submissão aos Estados Unidos, como o descuido com a preservação ambiental e com assuntos de direitos humanos preocupam especialistas da área, que já pensam em como recuperar a política externa após o fim do governo de Bolsonaro.

Essa apreensão gerou um documento com sugestões para resgatar a política externa brasileira ao final da gestão bolsonarista. Embaixadores aposentados, especialistas em relações internacionais e diplomatas da ativa – mas de forma anônima – e uniram para construir a proposta.

Diplomatas se unem para resgatar política externa no pós-BolsonaroNesta terça, 8, um encontro virtual intitulado “Programa Renascença” teve a presença dos embaixadores aposentados Rubens Ricupero e Celso Amorim. A política externa brasileira também foi abordada na conferência. Embora não tenham participado da preparação da proposta, tanto Ricupero quanto Amorim acreditam ser necessário discutir os próximos passos para que o país volte a ser conhecido pela diplomacia e bom relacionamento com outras nações.

Um dos embaixadores que concordam com a proposta apresentada é Roberto Abdenur, que comandou as representações diplomáticas do Brasil em Pequim e Washington. Em entrevista à coluna no início de agosto, Abdenur criticou a forma como Bolsonaro tem comandado a política externa do país e a atitude pró-Trump adotada pelo presidente.

“É o pior, o mais difícil momento e nós estamos nos colocando numa situação ainda mais equivocada, dada essa atitude pró-americana, pró-Trump e antichinesa, que o governo brasileiro está expressando. É a pior das situações possíveis, é o pior dos mundos”, disse Roberto Abdenur.

Continua após a publicidade

Rubens Ricupero, que foi embaixador brasileiro nos Estados Unidos, também tem criticado o governo e o ministro das Relações Exteriores e disse, em maio, que a “autoexcludente” política externa brasileira faria do país um epicentro mundial da pandemia do coronavírus. Desde junho, o Brasil vinha ocupando o segundo lugar no ranking mundial que contabiliza os casos da doença. Nesta segunda, 7, a Índia ultrapassou o país, ficando só atrás dos Estados Unidos. “Um governo que se comporta dessa maneira se autoexclui da participação na vida internacional”, afirmou Ricupero em entrevista à coluna em maio.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.