Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Bastou uma foto: governo Bolsonaro mostrou como vê o agricultor do Brasil

Imagem usada para homenagear agricultores mostra que governo não sabe nada sobre agricultura

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 jul 2021, 18h04 - Publicado em 28 jul 2021, 18h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hoje é o dia do agricultor e a imagem que a Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro usou para fazer uma homenagem mostra a forma distorcida como o presidente vê a agricultura brasileira.

    Um homem armado no meio de um campo foi a imagem escolhida para a celebração da data pelo governo. Nas redes sociais, a Secretaria de Comunicação escreveu: “hoje homenageamos os agricultores brasileiros, trabalhadores que não pararam durante a crise da Covid-19 e garantiram a comida na mesa de milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo”.

    A foto, escolhida em um banco de imagens genéricas, foi deletada assim que o governo percebeu o absurdo que cometeu e a polêmica que gerou. No entanto, a mensagem já foi passada. Aquela foto não poderia estar mais distante da realidade. Um caçador com uma espingarda na mão não representa o agricultor brasileiro.

    O agrobusiness quer se colocar hoje como um aliado da tecnologia e das boas práticas. A maioria dos grandes produtores rurais e as grandes empresas de produção agrícola usam cada vez mais a tecnologia a seu favor, com o uso de drones, por exemplo, que monitoram a plantação e rastreiam onde é preciso colocar mais sementes ou mais água.

    O fato de o governo escolher um homem armado para homenagear o agricultor não faz nenhum sentido. Isso é não entender como a agricultura nos últimos anos aumentou a produtividade e tem se afastado de práticas ruins que a agricultura antiga ainda adota. Hoje, o agricultor sabe a importância de respeitar as questões sociais, ambientais e de governança.

    Continua após a publicidade

    Mesmo que a ideia da comunicação do governo seja falar com o pequeno agricultor, a foto continua sendo um erro. O indivíduo que faz a agricultura familiar está longe de ser resumido a alguém segurando uma arma. Ele representa muito mais do que isso para o país.

    Uma pequena imagem revela a ignorância do governo em relação ao estágio atual da agricultura e o caminho que está sendo trilhado e aceito no mundo. Essa publicidade, inclusive, faz um estrago na imagem do agricultor brasileiro.

    O governo pensa que o jagunço é o agricultor e confunde milícia rural com produtor agrícola. Pelo visto, Bolsonaro ainda não entendeu a realidade da agricultura brasileira. Desde o início de sua gestão, tem defendido os grileiros e não se importa com o meio ambiente. Sempre levantou também a bandeira das armas para a população. Agora, com essa homenagem, deixou isso ainda mais explícito.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.