FSC mantém empresa de donos da Paper Excellence sem certificado florestal
Empresa de Jackson Widjaja criou conflito de interesses com escritório contratado pela certificadora para analisar estrutura societária do próprio grupo

Principal certificador florestal do mundo, o FSC identificou um conflito de interesses do escritório de advocacia contratado para realizar uma análise jurídica do grupo do empresário Jackson Widjaja, controlador da Paper Excellence, que disputa com o grupo J&F a Eldorado Brasil Celulose. Sem dar mais detalhes, o FSC informou que o conflito era com a Domtar, novo nome da Paper Excellence na América do Norte.
A descoberta levou à extensão da suspensão do processo de análise que poderia voltar a conferir o selo verde aos produtos da Asia Pulp and Paper (APP), principal empresa da família Widjaja, que perdeu a certificação em 2007 por desmatamento ilegal no Sudeste Asiático.
O processo de análise pelo FSC já estava suspenso desde janeiro, quando a APP comunicou discretamente as autoridades antitruste da Europa de que Jackson Widjaja, único proprietário da Paper Excellence, receberia também 100% do capital da APP em doação de seu pai. Era justamente para a análise legal dessas operações e relações corporativas entre as empresas do grupo que o escritório de advocacia havia sido contratado. Em nota, o FSC afirmou que buscará um novo escritório “independente” para concluir a análise jurídica. O nome da firma não foi divulgado.
Essa não é a primeira vez que advogados do grupo de Wijaja são apontados por conflito de interesses. Um dos árbitros que deu a vitória do litígio para os sino-indonésios mantinha uma sociedade de fato com o escritório de advocacia da Paper Excellence que o indicou para julgar o caso, o que levou a J&F a pedir a anulação da arbitragem. O processo agora está na Justiça de São Paulo.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Paper Excellence esclarece que o Forest Stewardship Council (FSC) nunca manteve o Grupo sem certificado Florestal. Todas as empresas do Grupo Domtar Corporation, (Domtar, Resolute e Paper Excellence Canadá) possuem a certificação. A Domtar, inclusive, foi a primeira empresa da América do Norte a obter o selo do FSC.
Importante ressaltar que Grupo Domtar Corporation não possui nenhuma relação operacional com a Asia Pulp and Paper (APP). As empresas têm o mesmo acionista, mas mantêm operações e gestão totalmente independentes.
Vale destacar que a Paper não possui qualquer relação corporativa com o escritório contratado pelo FSC. Na realidade, a natureza do conflito reside em uma associação da firma jurídica com a J&F, para quem atua no litígio contra a Paper pelo controle da Eldorado Celulose.
Além disso, nenhum árbitro que atuou no litígio envolvendo a Eldorado manteve qualquer tipo de sociedade com escritórios de advocacia da Paper Excellence. Como ficou comprovado após as investigações, a J&F só suscitou as referidas questões como causa de nulidade após sair derrotada do processo arbitral.