Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Home office evidencia abismo social entre mais ricos e mais pobres

Levantamento aponta que 50% dos entrevistados da classe A estão em home office. Na classe E, a mais baixa, apenas 20% conseguiram trabalhar de casa

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 mar 2021, 15h02 - Publicado em 9 set 2020, 09h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A pandemia do coronavírus trouxe uma nova realidade para milhões de trabalhadores brasileiros: a possibilidade de trabalhar em casa e não ter que se deslocar todos os dias até o local de trabalho.

    Apesar dos benefícios trazidos pelo home office, uma pesquisa da agência Conversion divulgada nesta quarta, 9, mostra que a nova realidade evidenciou o abismo social que existe no país. Segundo o estudo, os mais ricos têm 150% mais acesso ao home office do que os mais pobres.

    Os dados do levantamento apontam que 50% dos entrevistados da classe A estão em home office integral ou parcialmente. Na classe E, a mais baixa, apenas 20% conseguiram trabalhar de casa de forma integral ou parcial. Das cinco classes, a que possui maior participação em home office é a B, com 53,7% dos entrevistados trabalhando dessa forma.

    A chance de passar mais tempo com a família foi apontada por 70,63% dos entrevistados como o ponto mais positivo do home office. Em seguida, aparece a possibilidade de passar menos tempo no trânsito, indicada por 48,13% das pessoas.

    ASSINE VEJA

    Os riscos do auxílio emergencial
    Os riscos do auxílio emergencial Na edição da semana: a importância das reformas para a saúde da economia. E mais: os segredos da advogada que conviveu com Queiroz ()
    Clique e Assine
    Continua após a publicidade

    Outro dado importante revelado pelo estudo da Conversion mostra que 39,8% dos brasileiros estão trabalhando em home office integral ou parcialmente. Além disso, 30% estão trabalhando presencialmente e 26,3% afirmam estar desempregados.

    Quando questionados sobre o futuro, 21,3% dos entrevistados afirmam que o home office é a modalidade de trabalho mais interessante, enquanto 52,3% defendem um formato híbrido e 26,5% dizem que o trabalho presencial continua sendo melhor.

    A pandemia e as medidas de isolamento social ressaltaram também a possibilidade de empreender. De acordo com o levantamento, 25,12% das mulheres consultadas começaram a empreender na pandemia. Entre os homens, o percentual é de 20,73%.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.