Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Lula, Macron e o recado para Bolsonaro

Presidente francês afaga petista na França, e mantém repúdio ao atual chefe de Estado brasileiro 

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 nov 2021, 10h44 - Publicado em 18 nov 2021, 10h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu o ex-presidente Lula com honrarias reservadas a altas personalidades e chefes de Estado para discutir temas globais “absolutamente fundamentais”.

    Como mostrou a cobertura da imprensa, o encontro foi no Palácio do Eliseu e contou com a presença da guarda republicana, que marchou e se posicionou na escadaria onde Macron recebe os convidados especiais.

    As fotos do evento mostram uma sintonia entre os dois líderes políticos internacionais. Macron à mesa e Lula ao fundo, com os assessores Aloizio Mercadante e Celso Amorim.

    É preciso lembrar que Macron foi eleito com os votos da direita moderada após ter, como ministro da Economia, apoiado reformas pró-empresariado. Que coisa, não é?

    Depois, Macron criou o próprio partido e defendeu, na campanha, reformas econômicas liberais. Contudo, também se posicionou em favor de medidas progressistas relacionadas às famílias. Ou seja, se aproximou do centro e ganhou de lavada, derrotando a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen.

    Continua após a publicidade

    De lá para cá, Macron virou desafeto do presidente Jair Bolsonaro, que ironizou a aparência física da primeira-dama francesa, Brigitte, de 66 anos. O presidente brasileiro também cancelou em cima da hora reuniões com o staff de Macron. Os dois ainda se estranharam diversas vezes sobre o tema meio ambiente.

    O presidente Francês chegou a dizer que sentia tristeza pelos brasileiros. “É triste, é triste. Mas é triste acima de tudo para ele e para os brasileiros. Acho que as mulheres brasileiras, sem dúvida, têm vergonha de ler isso de seu presidente”, disse, afirmando esperar que o país tivesse um chefe de Estado à altura do cargo.

    Na reunião com Lula, ficou absolutamente claro quem Macron acredita ser esta pessoa neste momento: Lula. Enquanto isso, Bolsonaro vai colhendo o que plantou, com suas grosserias internacionais e posturas incompatíveis com um presidente da República.

    É a extrema-direita está se isolando no mundo, enquanto a esquerda vai tentando, a todo custo, se reorganizar.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.