Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Nem João Santana conseguirá fazer Ciro virar a opção de centro

Pedetista tem contra si temperamento explosivo e visão muito estatizante da economia

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 jul 2021, 14h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ciro Gomes está tentando se colocar como opção entre Bolsonaro e Lula nas eleições de 2022. Contratou o marqueteiro João Santana, um arquivo vivo do PT, e tem feito vídeos nas redes sociais com boa produção e frases de impacto. Apesar do esforço, dificilmente o político conseguirá ocupar o espaço que deseja.

    Em vídeo publicado na terça, 12, com o título de “não a um e não ao outro”, Ciro explica suas críticas a Lula e Bolsonaro, diz que o petista não tem energia sincera para fazer o que propõe e afirma que o atual presidente representa atraso, trevas e tragédia. No fim do vídeo, de forma simbólica, Ciro aparece no centro da tela enquanto a imagem de Lula à esquerda e a de Bolsonaro à direita vão se quebrando.

    Embora seja muito bem montado e pensado, o vídeo não apaga a imagem que Ciro já passou em diversos momentos. Tentar vendê-lo como um candidato moderado de centro só vai funcionar para quem não acompanha o cenário político e, principalmente, para quem não acompanhou as últimas eleições. Ele tem uma visão muito estatizante na economia.

    Ciro é um candidato de esquerda e tem contra si o temperamento explosivo que já o colocou em situações difíceis. Em uma das explosões, o pedetista disse que Lula, durante o debate nas eleições de 1989, deveria ter chamado o ex-presidente Fernando Collor de “playboy safado” e “cheirador de cocaína”.

    Collor entrou com ação na Justiça, ganhou e Ciro teve um apartamento leiloado para pagar a indenização. O vencedor do leilão, o ex-presidente do Senado Eunício Oliveira, ironizou a vontade de Ciro de se tornar presidente. “Arrematei de sacanagem… O homem não administra nem o patrimônio dele, quer administrar o Brasil?”.

    Ciro vai precisar de mais do que boas imagens e frases de impacto se quiser conquistar votos na próxima eleição. Mais do que isso: o presidenciável terá que dominar seu temperamento e provar que tem equilíbrio e uma visão atualizada da economia para comandar o Brasil.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.