Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Nova pesquisa Datafolha traz grande alívio para Bolsonaro 

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 ago 2022, 11h44 - Publicado em 18 ago 2022, 19h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A nova rodada do Datafolha, mostrando a diminuição da diferença entre Lula e Jair Bolsonaro a apenas 45 dias da eleição, é a comprovação de que fotografia eleitoral do momento deixou de ser estável e passou a ser de recuperação do atual presidente.

    Mesmo que o petista esteja conseguindo se manter à frente – sem oscilar para cima ou para baixo – o mandatário da extrema-direita tem sido efetivo em suas escolhas políticas. Lula, agora, tem 47% ante 32% de Bolsonaro.

    Na pesquisa anterior, o ex-presidente mantinha 47% das intenções de voto, enquanto o atual inquilino do Palácio do Alvorada aparecia com 29%. Em junho, um mês antes, Lula tinha 47% contra 28% de Bolsonaro. Sem muitas mudanças, o quadro a dois meses era de uma “goleada” de 19 pontos porcentuais. 

    Em maio, a diferença era ainda maior: o ex-presidente liderava com 21 pontos percentuais a mais que Bolsonaro. Mesmo com a diminuição de três pontos de maio até julho, dizia-se naquele momento que havia se “cristalizado” um quadro de vitória no primeiro turno de Lula.

    Agora, contudo, não se pode dizer o mesmo. O fato é que, em três meses, o atual presidente diminuiu seis pontos percentuais da vantagem que o petista mantinha. 

    Continua após a publicidade

    Se conseguir 50% mais um voto, Lula vencerá eleição sem a necessidade de outro turno para decidir quem será o próximo presidente da República. Ocorre que, mantendo essa tendência, nem o Datafolha garantirá isso. Na ultima rodada, Lula tinha 52% das chamados votos válidos. Hoje, tem 51%.

    Outras pesquisas já haviam mostrado que o quadro eleitoral é de diminuição da diferença entre os dois, mas com a polarização da maior fatia do eleitorado entre os dois líderes (saiba a diferença entre elas aqui).

    É importante lembrar que a atual pesquisa foi realizada após uma série de anúncios de diminuição do preço da gasolina e do diesel nas bombas dos postos de combustíveis e o início de pagamentos de benefícios, criados em um ano eleitoral por iniciativa do governo federal e com a ajuda do Congresso.

    Bolsonaro ainda tem um grande problema para resolver – que é a alta rejeição de 51% contra 37% que não votariam em Lula de jeito nenhum -, mas o presidente tem mostrado capacidade de reação.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.