Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Nova pesquisa Datafolha traz mudança de rota e notícia que Lula queria

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 set 2022, 00h04 - Publicado em 15 set 2022, 22h25

Revelando uma fotografia estável da eleição, a nova pesquisa Datafolha trouxe mais notícias ruins para Jair Bolsonaro, que caiu um ponto, do que para Lula, que manteve-se estável na disputa.

Parece absolutamente lógica essa afirmação, mas olhando para os detalhes da pesquisa fica claro que o problema para um candidato é bem maior do que para outro, se focarmos apenas nos dois líderes da corrida ao Planalto.

Enquanto o petista manteve os 45% da última semana, o líder da extrema-direita brasileira caiu de 34% para 33%.

A sólida diferença de 12 pontos percentuais a apenas 17 dias do pleito já é bastante preocupante para o atual presidente porque não confirma a tendência de recuperação mais forte de outros levantamentos, como o da Genial/Quaest.

Pior: Bolsonaro começa a ver que o efeito da intervenção na Petrobras, que patrocinou consecutivas baixas nos preços dos combustíveis para angariar o apoio da classe média para ele, pode estar chegando ao fim.

Continua após a publicidade

Também já traz a quase certeza de que a PEC Kamikaze, idealizada pelo seu governo para criar benesses às vésperas da eleição, também não teve o efeito esperado.

Lula continua mantendo sólida vantagem entre os mais pobres.

No grupo que recebe até dois salários mínimos, o petista tem tem 52%, enquanto o atual presidente tem 27%. Se olharmos para quem recebe Auxílio Brasil, que já está sendo pago pelo governo a todo vapor, o ex-presidente tem 57% contra 26%.

Continua após a publicidade

A outra notícia desanimadora para Bolsonaro é que o efeito do 7 de Setembro – o vale-tudo do mandatário que o fez crescer dois pontos na semana passada – pode ter sido um “voo de galinha”, já que agora, oito dias depois, ele oscilou para baixo.

O presidente ainda vê, na nova rodada do Datafolha, Lula mantendo uma distância grande entre as mulheres – o petista segue com 46% e Bolsonaro, com 29%.

O chefe de estado tinha ensaiado uma recuperação entre as mulheres, mas, para o instituto, trata-se de um crescimento que havia sido captado somente no segmento evangélico. O mandatário ainda viu sua rejeição aumentar dois pontos percentuais.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o maior problema de Lula é estar com 48% dos votos válidos, aquele cálculo que desconsidera brancos e nulos. Se tiver 50% mais um voto, o petista vence no primeiro turno.

Em maio, chegou a ter 54% desses votos validos. Da última semana para esta, manteve os 48%.

Mas… ainda dá para sonhar com o dia 2 de outubro.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.