Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Nova pesquisa mostra dois cenários desanimadores para Lula

Entenda a disputa presidencial a 88 dias das eleições

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 12h43 - Publicado em 6 jul 2022, 08h13

A nova rodada da Genial/Quaest mostra o ex-presidente Lula vencendo no primeiro turno apenas no terceiro cenário analisado pela pesquisa, no qual André Janones, do Avante, é retirado da disputa.

Nos outros dois cenários – com um número maior de nomes na disputa presidencial – a soma dos pontos percentuais de todos os outros candidatos, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, levam a um empate técnico com o petista.

“Estatisticamente, é impossível dizer que [Lula vence no primeiro turno em todos os cenários]. Por que? Porque a soma de todas as outras candidaturas está na margem de erro da pesquisa com o percentual que Lula tem hoje”, afirmou o cientista político Felipe Nunes, responsável pelo levantamento Genial/Quaest, à coluna.

Se conseguir 50% dos votos válidos mais um eleitor, Lula vencerá eleição sem a necessidade de um outro turno para decidir quem será o próximo presidente da República.

No cenário sem André Janones, Lula aparece com 47%, contra Jair Bolsonaro, que tem 31%, Ciro Gomes com 8% e Simone Tebet, com 3%. Ou seja, o petista tem 47% contra 42% dos outros candidatos – uma diferença de 5 pontos percentuais, acima da margem de erro que é de 2% para mais ou para menos.

Continua após a publicidade

No primeiro cenário investigado pelo instituto – considerado por eles o principal – Lula tem 45%, Bolsonaro 31%, Ciro Gomes, 6%, André Janones, 2%, Simone Tebet, 2% e Pablo Marçal, 1%. Ou seja, o petista tem 45% contra 42% dos outros nomes, vencendo apenas dentro da margem de erro.

No outro cenário, o mais disputado – este,  sem Pablo Marçal, do Pros -, Lula aparece com 45%, o atual presidente tem 31%, Ciro, 7%, Janones, 3% e Tebet, 3%. Com estes nomes apresentados ao eleitor, o petista tem 45% contra 44% de todos os outros postulantes ao Palácio do Planalto. Seria uma vitória apertada, também na margem de erro.

Apesar de ainda ser favorável a Lula, o quadro – a 88 dias das eleições – mostra uma recuperação de Bolsonaro. Na rodada anterior, o petista vencia todos os cenários – e fora da margem de erro.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.