Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Nova pesquisa traz ótimas notícias para Lula em berço de Bolsonaro

Petista ganhou espaço em grupos importantes no Rio de Janeiro

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 jul 2022, 15h23 - Publicado em 15 jul 2022, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A nova rodada da Genial/Quaest no Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta, 14, traz cinco boas notícias para Lula exatamente no berço eleitoral de seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro.

    Como esta coluna mostrou, a pesquisa deu um banho de água fria em Bolsonaro ao apresentar o crescimento de Lula na intenção de votos. Antes empatados com 35%, agora o petista tem 39% dos votos, contra 34% do atual presidente.

    Para explicar esse crescimento importante, a coluna apurou cinco boas notícias para o ex-presidente.

    A primeira é que Lula ganha de Bolsonaro entre as mulheres com folga e agora empata entre os homens. Em relação às eleitoras, o petista tem 41% dos votos, contra 28% do adversário. Entre os homens, Lula tem 38% dos votos e Bolsonaro tem 41%. Em maio, essa distância em relação ao voto masculino era maior e o atual presidente tinha mais vantagem.

    A segunda boa notícia é que o ex-presidente tem uma boa vantagem entre os eleitores mais novos, com idade entre 16 e 24 anos, e entre os mais velhos com mais de 60 anos.

    Continua após a publicidade

    Entre os mais jovens, Lula tem 49% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro. Entre os mais velhos, o petista tem 40% dos votos e seu adversário tem 30%. Nas demais faixas etárias, os dois estão em empate técnico.

    A terceira boa notícia é que Lula aumentou sua vantagem sobre Bolsonaro na capital. Na rodada de julho, Lula tem 44% dos votos e Bolsonaro tem 27%, distância de 17 pontos. Em maio, Lula tinha 36% dos votos na capital, contra 30% do principal adversário, distância de 6 pontos.

    A quarta boa notícia é que 16% dos eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018 agora afirmam que votarão em Lula. No cenário, o petista mostra seu potencial para puxar votos do adversário apesar da polarização entre os dois.

    Continua após a publicidade

    Nesse ponto da pesquisa, há um ponto de atenção para Lula: enquanto 82% dos eleitores que votaram em Fernando Haddad no segundo turno em 2018 afirmam que vão votar no ex-presidente neste ano, 7% indicam que votariam em Ciro Gomes em um segundo turno.

    A quinta boa notícia vem de um dos segmentos religiosos mais importantes do país. Entre os católicos, Lula conseguiu ganhar pontos e mantém boa vantagem: tem 44% dos votos, contra 28% de Bolsonaro. Em maio, o petista tinha 40% dos votos, contra 28% do adversário.

    Entre os evangélicos, Bolsonaro é quem tem uma boa notícia: Lula caiu 1 ponto nas intenções de voto desses eleitores e o atual presidente ganhou 1 ponto. Em maio, o petista tinha 25% dos votos e Bolsonaro tinha 50%, distância de 25 pontos. Agora, o atual presidente aparece com 51% dos votos, contra 24% de Lula, distância de 27 pontos.

    Todas essas boas notícias explicam o desempenho de Lula na nova rodada e como o petista conseguiu sair de um empate técnico para uma boa vantagem entre os cariocas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.