Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

O autoflagelo captado pela pesquisa que aponta Bolsonaro à frente de Lula

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jul 2025, 08h22 - Publicado em 10 jul 2025, 08h22

 

A antiga máxima de que, no Brasil, o que decide a eleição é a rejeição dos candidatos parece prevalecer ainda nesta véspera do pleito de 2026, a se julgar pelos resultados da Pesquisa Latam Pulse que mostraram Jair Bolsonaro à frente de Lula, no cenário hipotético em que o ex-capitão recobra a elegibilidade.

Quatro anos atrás, quando Bolsonaro reunia apoiadores no chiqueirinho da Alvorada, era Lula quem despontava nas sondagens: àquela altura, já estava elegível por decisão do ministro Edson Fachin – que, em março de 2021, anulou os processos do petista originados na 13ª vara federal de Curitiba.

Diferentemente do atual presidente da República, Bolsonaro tem poucas ou nenhuma chance de reaver a autorização para aparecer nas urnas; todavia, se fosse possível (e a Pesquisa Pulse Latam o demonstra) retomaria o cargo – não por mérito próprio, é claro, mas pelas deficiências do atual ocupante da cadeira.

Antes disso, o PT de Lula – por meio de Dilma Rousseff – também foi enxotado da Presidência da República. E, se retornou ao posto, o motivo, da mesma forma, não é outro senão o descalabro dos quatro anos de Bolsonaro.

Ou seja, infelizmente, a eleição presidencial no Brasil se tornou um plebiscito a respeito do desastre passado. Como consequência, o voto se converte em instrumento de autoflagelo do cidadão, que acaba por punir a si mesmo ao invés de buscar projetos de futuro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.