Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

O grande erro de Lula que ajuda Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 fev 2022, 10h56

Lula está fazendo uma confusão deliberada. É ruim para o país e ainda ajuda Jair Bolsonaro. Ou seja, é péssimo. O ex-presidente, líder de todas as pesquisas de intenção de voto, afirmou de novo que precisa regulamentar a imprensa, “direito de resposta” porque a internet está com um ambiente de muita mentira e fake news.

São coisas diferentes. A imprensa – no sentido dos grandes jornais, das grandes emissoras de televisão, das revistas de maior circulação – já está sob uma legislação  na qual existe o direito de resposta regulamentado.

Além disso todos esses órgãos estão sob as leis vigentes. O jornal pode ser processado, o jornalista pode ser processado e é fácil localizar quem publicou ou divulgou o que e quando isso ocorreu.

A área da comunicação que o Brasil precisa estudar e combater problemas é outra: as plataformas sociais e a internet.

É preciso  buscar ver o que outros países estão fazendo para saber como controlar, como evitar a divulgação em massa de fake news e evitar as mentiras sobre a saúde na pandemia, por exemplo, que tem sido tão prejudicial. E ao mesmo tempo respeitando a liberdade de expressão. 

Continua após a publicidade

Isso que precisa ser estudado para descobrir a melhor maneira de fazer. É assunto novo, sobre os quais há vários estudos sendo feitos. Na internet circulam mentiras e agressões tóxicas por perfis falsos manipulados por pessoas reais. 

E o ex-presidente acaba de ser vitima de uma enorme mentira, resultado de uma manipulação de fala dele, como a coluna já comentou. Isso tem que ser coibido sim.

Mas Lula mistura as duas coisas deliberadamente quando junta esse desconforto sobre o excesso de mentira na internet por perfis falsos, por disparos em massa, por todos esses truques, inclusive do gabinete do ódio da extrema direita, ou seja, a má-fé na internet, com o trabalho profissional de jornalistas.

Continua após a publicidade

Os estudos que estão sendo feitos em países europeus são para combater e evitar que exista um ambiente de mentiras, falsificações, que prejudicam não só campanhas eleitorais, mas como também a saúde das pessoas, como testemunhamos com a Covid-19.

Lula errou ao defender a regulamentação da imprensa recentemente, voltou atrás e agora erra de novo. Não é a primeira vez que faz isso.

Lá atrás também defendeu um projeto de regulação da mídia  – isso, quando estava no poder -, mas foi pressionado à época e desistiu. 

Continua após a publicidade

Esse projeto não era voltado para a internet, e sim para os meios de comunicação, que já são regulamentados, controlados pela legislação vigente.

Ao fazer essa nova tentativa deliberada, misturando alhos com bugalhos, Lula só cria argumentos para que o presidente Jair Bolsonaro tente tachá-lo de autoritário, justo o atual presidente da República, o mais autoritário que já pisou no Palácio do Planalto desde a ditadura militar.

Lula vacila ao dar argumentos para o adversário e deixa uma área muito nebulosa, que pode inevitavelmente aumentar a insegurança em relação a ele.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.