Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O nome no Congresso que foi fundamental para a vitória de Lula

Saiba quem é…

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 nov 2022, 12h49 - Publicado em 7 nov 2022, 10h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Lula teve vários agentes essenciais para a consolidação da vitória à Presidência da República, em 30 de outubro, e a coluna já mostrou o papel de três deles que uniram forças e igualaram a disputa (não só) nas redes sociais. Mas, na política do dia a dia, quem se destacou – e acabou tendo o mais relevante papel no Congresso – foi o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues, da Rede. O próprio presidente eleito admite isso nos bastidores.

    Desde o início do governo Bolsonaro, o parlamentar travou uma verdadeira guerra nos tribunais contra pautas antidemocráticas. Randolfe e a Rede Sustentabilidade ingressaram mais de 400 ações judiciais e representações ao MPF (Ministério Público Federal) e TCU (Tribunal de Contas da União). Entre as medidas, estão Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental e Ações Populares.

    O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) fala sobre o orçamento secreto
    O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) // (Randolfe Rodrigues/Reprodução)

    Randolfe iniciou esse ciclo de denúncias, ações judiciais e discursos fortes, com grande repercussão na mídia, desde 1° de janeiro de 2019, mas um ponto crucial foi na CPI da Covid, quando o parlamentar investigou escândalos de corrupção e obteve vitórias importantíssimas. Um exemplo – acatado pela Justiça – foi o pedido para o governo usar critérios puramente científicos na compra de vacinas, sem barrar a CoronaVac por preconceito ideológico ou jogo político.

    Os resultados das ações também obrigaram Bolsonaro a apresentar e a atualizar o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, com prazos e critérios técnicos; fizeram o então Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitir que não tinha estoque suficiente para vacinação; e contribuíram até para a suspensão da nomeação de Alexandre Ramagem à chefia da Polícia Federal por desvio de finalidade na escolha do nome.

    Continua após a publicidade

    Uma outra pedra no sapato de Bolsonaro foi a ação de Randolfe que levou à suspensão de investigações ilegais da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) contra a ativistas antifascistas.

    Apoiadores de Bolsonaro consideraram Randolfe uma das maiores barreiras do governo durante os quatro anos de gestão. E em 2022 a guerra se intensificou. As ações judiciais do senador provocaram a investigação de empresários bolsonaristas suspeitos de planejar e estimular um golpe de Estado; pedidos de explicação sobre ataques à democracia e a tomada de medidas urgentes contra a violência na Amazônia.

    Foi no tribunal que Randolfe também conseguiu derrubar a alegação da campanha de Bolsonaro de que transporte público gratuito no dia das eleições configuraria crime eleitoral. Uma decisão estratégica e fundamental para garantir a milhões de brasileiros ônibus de graça para ir às urnas.

    A classificação de combatente incansável – muito atribuída a ele – não é por acaso.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.