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Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
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 O novo horizonte sobre combustíveis envolvendo o Brasil e os EUA

Indústrias brasileira e americana debatem apostas do setor para protagonismo na transição para uma economia de baixo carbono 

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 12 Maio 2023, 21h58

Representantes das indústrias brasileira e americana debateram nesta semana, em Brasília, as apostas do setor para tornar as cadeias produtivas menos dependentes dos combustíveis fósseis para os dois países liderarem o processo de transição para uma economia de baixo carbono. 

Em desenvolvimento no Brasil,  o hidrogênio verde e o Combustível Sustentável de Aviação (SAF – sigla em inglês) foram colocados como exemplos de soluções estratégicas durante no evento “Promoção do Crescimento Verde Sustentável – Um Diálogo Conjunto entre Brasil e Estados Unidos”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os setores de energia e de logística brasileiros estão à frente nos preparativos para aproveitar as oportunidades de negócios envolvendo a oferta de hidrogênio – uma alternativa especialmente relevante para o país, onde 95% do hidrogênio utilizado são produzidos a partir de fontes fósseis (gás natural, por exemplo). As iniciativas pioneiras são a do Porto do Pecém, Ceará, de Suape, em Pernambuco e a do Porto do Açu, no Rio de Janeiro.

Em se tratando do Combustível Sustentável de Aviação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Cooperação Técnica Alemã para o desenvolvimento sustentável (na sigla alemã GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) fecharam, no ano passado, uma parceria para a produção do insumo no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) em Natal, Rio Grande do Norte.

No total, serão investidos mais de R$ 4,5 milhões até 2023 para obras de adaptação dos reatores e dos equipamentos já existentes para produzir o SAF, visando à redução de emissões de gases do efeito estufa no setor de aviação.

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A principal diferença entre os SAF e os combustíveis convencionais é a matéria-prima. Enquanto o querosene é um derivado do petróleo, assim como a gasolina, os SAF podem ser produzidos a partir de biomassa.

No debate sobre a descarbonização da indústria brasileira, os empresários alertaram que o Brasil precisa estar preparado para se adequar às diretrizes e legislações relacionadas à sustentabilidade, a exemplo do Mecanismo de Ajuste de Carbono na Fronteira (CBAM, na sigla em inglês), acordado pela União Europeia no fim de 2022.

A iniciativa mensura a pegada de carbono dos produtos importados e adiciona um “preço de carbono” a  importações de alguns produtos pela UE.

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