Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

O trio que foi essencial para a vitória de Lula

Saiba quem são eles...

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 5 nov 2022, 10h29

A vitória de Lula nas eleições tem tudo a ver com a articulação que lhe garantiu apoios importantíssimos para o bom desempenho nas redes sociais e o combate massivo de fake news divulgadas pelos adversários.

Embora a disputa tenha mostrado a força de Bolsonaro com seus 58,2 milhões de votos mesmo após os erros grotescos na pandemia, Lula mostrou o potencial que tem para transformar o país e saiu vencedor.

Nesse processo, muitos ajudaram o petista, mas um trio em particular foi fundamental para a vitória: Paula Lavigne, André Janones e Felipe Neto. Que trio eclético, não é?

A empresária Paula Lavigne foi responsável por unir a classe artística e atores políticos que estavam afastados do PT por divergência com o partido. Esposa de Caetano Veloso, ela fez um trabalho muito importante nos bastidores fazendo essa ligação dos artistas com a classe política e aparando arestas que haviam entre essas pessoas do espectro político mais à esquerda, mais ao centro e até mais à direita.

Paula foi fundamental porque promoveu reuniões, eventos sociais e movimentos que levaram as redes sociais a serem tomadas por uma onda a favor de Lula e contra o bolsonarismo.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo em que mostrou as barbaridades cometidas contra o meio ambiente pelo atual governo, Paula conseguiu unir pessoas de várias alas da artísticas para acabar sendo fundamental na vitória.

Lavigne usou a inteligência emocional que possui a favor da campanha e, em muitos momentos, teve que equilibrar vários “pratos” mas mãos para manter a chama acesa entre artistas e atores que apoiaram Lula.

Enquanto Paula Lavigne motivou as pessoas a terem uma vibração positiva e a acreditarem que a vitória era possível mesmo em momentos difíceis como o início do segundo turno, um outro aliado de Lula foi fundamental num outro aspecto.

Continua após a publicidade

O deputado André Janones adotou a postura de enfrentar o bolsonarismo de igual para igual na internet e fez movimentos muito parecidos com os que o bolsonarismo fez em 2018 e tentou fazer – sem tanto sucesso – em 2022.

Ao usar camisetas com frases como “quem manda é o povo” e se impor na internet para deixar claras as intenções de Lula, Janones mostrou sua importância na campanha do agora presidente eleito.

A inteligência de Janones foi usar a tática bolsonarista contra eles mesmos, modernizando as estratégias usadas pelos aliados de Bolsonaro.

Continua após a publicidade

Janones foi acusado de fake news e atacado por aliados do presidente, mas não esmoreceu e também teve papel preponderante ao convencer Lula a participar de alguns programas que nem a equipe petista queria muito participar, mas que foram também importantes para vitória.

Janones foi incansável ao combater as fake news e usou as mesmas “armas” que o bolsonarismo usa na internet.

Com o mesmo objetivo mas de uma forma diferenciada, Felipe Neto também usou a força das redes sociais para combater mentiras e mostrar as ideias de Lula aos eleitores mais jovens. Como esta coluna mostrou, o petista avançou muito entre os eleitores mais jovens e com certeza Felipe Neto teve influência nisso.

Continua após a publicidade

Felipe não se escondeu, sempre fez questão de tratar as questões polêmicas sem medo e combateu fake news como o boato mentiroso de que Lula era contra o agro e de que iria fechar igrejas.

Em um dos vídeos, ao responder se o petista é contra o agro, Felipe diz logo no início: “Se Lula fosse contra o agro ele não teria Simone Tebet, uma das maiores ruralistas do país, apoiando ele no segundo turno”. De forma objetiva, Felipe quebrou mentiras e esclareceu milhões de pessoas sobre os objetivos de Lula.

Diferente da seriedade de Janones, Felipe Neto usou o humor e muitas vezes a ironia para lidar com informações equivocadas que eram espalhadas pela campanha de Bolsonaro.

Paula, André e Felipe. Três atores importantíssimos para a vitória de Lula e que foram responsáveis por muitos dos votos que o petista recebeu. Sem essa rede de apoio, talvez Lula não estivesse celebrando agora a sua volta ao poder.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.