Operadora telecom pode ser a primeira a falir por falta de plano viável
Empresa empurra recuperação por 8 anos e agora enfrenta lista de credores e quase R$ 20 milhões em dívidas

Após quase oito anos em recuperação judicial, a HOJE Sistemas de Informática teve publicado o edital com a lista oficial de dívidas reconhecidas pela Justiça. O documento revela que a empresa paulista deve quase R$ 20 milhões a 47 credores, entre eles operadoras de telecomunicação, bancos e escritórios de advocacia.
Com a publicação, o processo entra em sua fase mais crítica, que é a abertura oficial do prazo para impugnações, e para que seja convocada a Assembleia-Geral de Credores ato seguintes. E é esse o momento que pode levar a um desfecho inédito no setor de telecomunicações: a falência de uma operadora não por conta de um plano recusado, mas por incapacidade de apresentar uma proposta minimamente viável para votação.
A divulgação do edital ocorreu após o juiz da 6ª Vara Cível de Manaus anular, em março, a publicação anterior, feita de forma equivocada, quando o administrador judicial da operadora havia demandado ao cartório a republicação de um edital antigo, referente a uma etapa superada há seis anos, e fora do canal oficial determinado em lei, o que seria segundo erro do tipo já identificado no processo e que vem impedindo que a recuperação judicial siga seu curso.