Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Por que o general de Bolsonaro deve ser cassado

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 fev 2023, 09h54 - Publicado em 27 fev 2023, 09h48

A nova legislatura da Câmara dos Deputados já tem um nome que deveria estar sob o escrutínio do Conselho de Ética: Eduardo Pazuello, o general de Bolsonaro que foi eleito fazendo política com a anuência do comando das Forças Armadas.

Era sabido que, após a redemocratização em 1985, a caserna – mesmo com rompantes de respeito pelo seu papel constitucional – queria no fundo voltar aos palácios do poder.

Conseguiram apoiando um extremista de direita – a favor da tortura – que tanto combina com o ideal de “luta pela liberdade” deles.

Agora se descobre, com a queda do sigilo de 100 anos de um processo, que o ex-ministro Pazuello participou de um ato político ao lado do ex-presidente após informar os seus superiores.

É mais uma prova de que se preparava um golpe de Estado no Brasil. E que os militares de alta patente fizeram política à luz do dia.

Continua após a publicidade

Esse ato fere tão profundamente o estatuto militar – todas as leis que ordenam Exército, a Marinha e a Aeronáutica – que ao menos explica o porquê de o governo Bolsonaro tentar esconder tanto essa informação. O documento, na verdade, mostra a conivência prévia do comando do Exército.

Militar da ativa não pode participar de manifestação político-partidária. Ponto. Mas no Brasil de Bolsonaro tudo podia.

Eduardo Pazuello usou a farda, a força militar e o bolsonarismo golpista como catapulta para ser eleito deputado federal com 205.324 votos, o 2º mais votado no Rio de Janeiro.

Ou alguém duvida que a participação dele em uma motociata ao lado de Bolsonaro, onde os dois discursaram em cima de um carro de som, não o ajudou na eleição?

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.