Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Por que tudo é mais difícil para Vini Jr.?

Atacante brasileiro se torna um símbolo da luta contra o racismo ao mesmo tempo em que é o melhor jogador do mundo

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 out 2024, 15h54 - Publicado em 29 out 2024, 15h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O atacante brasileiro Vini Jr. é o melhor jogador de futebol do mundo na atualidade. Ele é o principal e mais decisivo atleta do melhor time do mundo, o Real Madrid. Neste ano, em 49 jogos, Vini Jr. marcou 26 gols e deu 11 assistências.

    Além disso, Vini Jr. tem marcado um golaço ao não se calar diante das agressões racistas que sofre rotineiramente na Espanha, denunciando inclusive a falta de ação das instituições para coibir o crime.

    Para Vini Jr. tudo é mais difícil. Não basta ser o melhor entre os melhores – lembremos que o Real ainda tem o gigante Mbappé em seu elenco. É preciso também se levantar e atuar ativamente contra o racismo, contra a intimidação e contra a ameaça.

    O desempenho de Vini Jr. no esporte e sua conduta exemplar contra o racismo, que é um exemplo para todos os atletas, parecem suficientes para justificar o prêmio de melhor jogador do mundo.

    A revista France Football, no entanto, preferiu premiar o jogador espanhol Rodri, que jogou 63 jogos na temporada (14 a mais do que Vini Jr.) e marcou 12 gols e deu 14 assistências. Ou seja: objetivamente, o desempenho de Rodri foi inferior ao de Vini Jr.

    Continua após a publicidade

    A superioridade técnica e a luta ativa contra o racismo de Vini Jr. incomodam o establishment. É por isso que tudo é mais difícil para ele e para todos os brasileiros que, nascidos negros, alcançam o sucesso em suas profissões – é preciso provar incansavelmente que são bons. É mais do que um leão por dia.

    Daqui a um século, quando contarem a história do nosso tempo, vão lembrar que o Vini Jr. não ganhou a bola de ouro em 2024 por causa da cor da sua pele.

    Somos todos Vini Jr.!

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.