Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

São Paulo tem segunda pior taxa de bombeiros para 1.000 habitantes no país 

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 set 2024, 20h31

As queimadas em São Paulo se somaram a inúmeros incêndios pelo país, provocando um dos piores períodos de contaminação do ar na história paulistana. Neste cenário, um levantamento mostrou que o estado tem a segunda pior taxa de bombeiros para cada 1.000 mil habitantes de todo o país, ficando na frente apenas do Piauí. 

O levantamento produzido pela República.org utilizou dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) de 2022. 

Enquanto o Distrito Federal – o melhor estado do ranking, em 1º lugar – tem 2,18 bombeiros para cada 1.000 mil habitantes, São Paulo conta com somente 0,19 bombeiros para cada 1.000 mil habitantes, ocupando o 26º lugar. Mesmo assim, o DF também queima e está com um dos piores índices de qualidade do ar em sua história.

No ranking do país, todos os outros estados do Sudeste estão melhor aparelhados neste sentido – o Rio de Janeiro, por exemplo, aparece em 5º lugar no ranking, com 0,78 bombeiros para cada 1.000 mil habitantes.

“É preciso planejar o dimensionamento da força de trabalho para garantir que as demandas da população sejam atendidas. Em situações onde a resposta precisa ser imediata é ainda mais sensível. Apesar do recorde de focos de incêndio em 2024, as queimadas são recorrentes e precisam pautar as decisões de investimento no setor público”, afirma Fred Melo, diretor-executivo da República.org, instituto dedicado a melhorar a gestão de pessoas no funcionalismo público brasileiro.  

De acordo com o National Fire Protection Association (NFPA) (2020) a taxa de bombeiros por 1.000 habitantes nos Estados Unidos é de 1,81. O tema, contudo, não tem sido discutido por nenhum dos candidatos à prefeitura da capital paulistana. O que se vê, apenas, são cadeiradas e agressões verbais, bate-bocas num baixo nível poucas vezes visto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.