Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Se eu fosse Bolsonaro, estaria rindo à toa

Cruz credo ser ele, claro, mas o presidente tem motivos para comemorar após os protestos do dia 12, especialmente depois do caos do dia 7

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 set 2021, 12h12 - Publicado em 13 set 2021, 11h03

O presidente Jair Bolsonaro tem todos os motivos para estar rindo de orelha a orelha nesta segunda-feira, 13. Após as inúmeras derrotas que teve no 7 de setembro, o presidente viu uma “terceira via” fazer uma série de protestos que foram um fiasco.

O primeiro motivo para ele estar rindo é o fato de que ele tem certeza absoluta de quem é o seu adversário em 2022. Se nada mudar, será Bolsonaro x Lula, Lula x Bolsonaro. Não que isso seja bom, porque ele está muito atrás nas pesquisas. Mas ele já ganhou uma eleição polarizando com o PT.

O outro motivo, claro, é o fato de que acabou sendo humilhante para o presidente pedir ajuda ao ex-presidente Michel Temer para salvar a semana passada, com a redação da “Carta à Nação”. Até os bolsonaristas-raiz saíram desolados ao ver o Temer conter ao menos um pouco a queda da bolsa e a alta do dólar.

Também, pudera. Bolsonaro, um presidente da República, ameaçou não cumprir decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF) – algo Inimaginável anos atrás.

Ocorre, que de tachado na internet de “arregão” após o pedido de ajuda a Temer para lhe salvar, ele amanhasse nesta segunda-feira, 13, com ao menos uma narrativa para a internet.

Continua após a publicidade

Basta ler todos os posts de apoiadores mais próximos de Bolsonaro, ministros de estados, deputados cães de guarda e do próprio presidente.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, brincou: “Manifestações impressionantes e inéditas: pela primeira vez, o palanque estava mais cheio do que a rua. Fato histórico”.

A deputada Carla Zambeli zoou ainda mais: comparando a foto das duas manifestações: “Eu fui”, “Eu ri”.

Continua após a publicidade
Post de Carla Zambeli na internet
Post de Carla Zambeli na internet (Redes Sociais/Reprodução)

Este colunista não pode reproduzir o comentário de Jair Bolsonaro porque é bloqueado pelo presidente, mas também houve brincadeira por lá.

Apesar de toda rejeição a Bolsonaro, crescendo vertiginosamente, e mesmo sabendo que as manifestações de ontem não contaram com a parcela mais forte da oposição, o PT, e sim com uma terceira via desorganizada, o importante para os bolsonaristas é a narrativa, as fakenews.

E, essas, elas conseguiram. A comparação das fotos será usada por bastante tempo. Podem apostar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.