Uma ação efetiva no combate à violência contra a mulher
Entidade certificadora vai entregar, pela primeira vez, um selo que reconhece esforços para combater a violência de gênero no ambiente profissional

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conhecida por causa das normas para textos acadêmicos e das certificações ISO, vai entregar pela primeira vez sua certificação contra violência de gênero na próxima segunda-feira, 17. As empresas que pleiteiam esse novo selo devem cumprir quesitos como ter canais para denúncias sigilosas, prestar apoio às colaboradoras em situação de risco, capacitar funcionários e apoiar organizações de apoio a vítimas.
Para elaborar a certificação, a ABNT fez uma parceria com o Instituto Nós Por Elas, que tem foco na proteção à mulher. A empresa contemplada é a paranaense Versátil Andaimes. A entrega será feita em Colombo, no interior do estado. Confirmaram presença o governador Ratinho Júnior (PSD) e sua secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
O presidente da ABNT, Mario Esper, afirma que a entidade “está comprometida em incentivar as empresas a adotarem medidas concretas para enfrentar a violência de gênero”. Segundo ele, o selo representa um “avanço fundamental para garantir ambientes mais seguros para as mulheres no mercado de trabalho”.
Em 2023, o país registrou 1.467 feminicídios, 72.454 estupros e 258.941 casos de agressão doméstica. O Poder Judiciário, por sua vez, concedeu 540.255 medidas protetivas, aumento de 26,7% em relação ao ano anterior. Todos esses números são alarmantes e devem preocupar todas as autoridades comprometidas com a democracia, que é incompatível com esse cenário de violência crescente.