Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Me Engana que Eu Posto

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

Arnaldo Jabor não escreveu texto de apoio a Jair Bolsonaro

Jornalista e cineasta publicou desmentido em seu canal no YouTube no último domingo, afirmando que 'jamais faria isso'

Por Da Redação
Atualizado em 5 set 2018, 18h29 - Publicado em 5 set 2018, 18h29

É falso o texto compartilhado nas redes sociais em que o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor supostamente declara voto aberto ao deputado federal e candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, como única chance real “de derrotar a esquerda já no primeiro turno”. O próprio Jabor nega a autoria.

A narrativa foi construída como o jornalista fizesse e respondesse perguntas sobre os motivos pelos quais votaria em Bolsonaro. Lá pelas tantas, o autor indaga: “Então por que vou votar no Bolsonaro?”. Na sequência, responde: “Porque o meu voto é contra a esquerda. Porque ele é a única opção que tenho! Ele é o único candidato que tem a chance real de derrotar a esquerda já no primeiro turno! Então o meu voto é dele desde o primeiro turno. Ele está na política tempo o suficiente e não se deixou corromper”.

Arnaldo Jabor divulgou uma manifestação em seu canal oficial no YouTube no último dia 2 de setembro, desmentindo a autoria do texto. “Está circulando na internet um boato sórdido de que eu teria dito que votaria no Bolsonaro e no seu vice, Mourão. Isto é uma mentira, eu jamais faria isso…” declarou Jabor.

O projeto Comprova, criado para desmentir notícias falsas na eleição presidencial, verificou que a mensagem circula em publicações de usuários no Facebook desde os últimos dias de agosto, mas, inicialmente, não fazia menção a Arnaldo Jabor. Versões do mesmo texto, no entanto, passaram a ser compartilhadas pelo menos desde o último dia 30 de agosto com a assinatura e foto do jornalista e cineasta. Também há registros do mesmo conteúdo falso no Twitter e em correntes do WhatsApp.

O Boatos.Org também já desmentiu o suposto apoio de Arnaldo Jabor a Bolsonaro. Em agosto, o jornal O Tempo esclareceu outra farsa envolvendo o nome de Jabor, depois que uma falsa conta atribuída ao cineasta defendeu a candidatura de João Amoêdo (Novo) no Twitter.

Continua após a publicidade
Fake news Jabor
(Projeto Comprova/Reprodução)

A checagem de fatos publicada acima foi feita dentro do projeto Comprova, lançado para combater notícias falsas nas eleições, e envolveu jornalistas do NSC Comunicação. Até o momento, VEJA e outros doze veículos que integram a iniciativa concordaram com o processo e a conclusão da apuração: UOL, piauí, Poder360, Correio do Povo, O Povo, GaúchaZH, Jornal do Commercio, Gazeta Online, Gazeta do Povo, SBT, Nexo e Folha de S. Paulo. O Comprova é composto por 24 veículos de comunicação brasileiros. 

O leitor pode sugerir ao projeto boatos e notícias falsas a serem desmentidos, por meio do WhatsApp, no número (11) 97795-0022. O Me Engana que Eu Posto também recebe sugestões pelo aplicativo de mensagens, no número (11) 9 9967-9374.

Publicidade
Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.