Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Me Engana que Eu Posto

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.
Continua após publicidade

‘Charlie Hebdo’ fez capa satírica sobre o STF e caso Lula?

Capa do semanário satírico francês alvo de ataques islamistas em 2015 que circula na internet mostra Lula apalpando nádegas da Justiça

Por Solly Boussidan, Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 abr 2018, 17h32 - Publicado em 23 mar 2018, 18h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apenas um dia após o Supremo Tribunal Federal suspender o julgamento do pedido de habeas corpus preventivo de Lula, em sessão na qual a corte também decidiu por deferir liminar que impede a prisão do ex-presidente até o fim da análise do tema –postergada até 4 de abril–, uma suposta capa do jornal satírico Charlie Hebdo, em que Lula aparece apalpando as nádegas de uma mulher trajada como a estátua da Justiça, começou a circular nas redes sociais. 

    A charge acompanha a manchete “Confirmé: Le Suprême Brésilienne c’est une merde” [sic], querendo dizer algo como “Confirmado: O Supremo brasileiro é uma merda”. A capa, contudo, é falsa e já foi compartilhada e usada anteriormente em outros momentos da trajetória política do ex-presidente.

    Pior: o título em francês está gramática e semanticamente errado na língua de Victor Hugo. “Le Suprême”, que supostamente quer dizer “O Supremo”, de Supremo Tribunal Federal, não faz o menor sentido em francês. No masculino, como aparece na “capa”, quer dizer um corte de carne de aves — que inclui o peito, a coxa e a sobrecoxa. Como tribunal, deveria possivelmente ser “La Cour Suprême”, ou “A Corte Suprema”, no feminino. 

    Além da questão do sentido, o adjetivo “brasileiro” está no feminino em francês (o masculino seria “brésilien”), fazendo com que a primeira parte, na realidade, diga algo como “O Supremo Brasileira” [sic].  O “c’est” com o significado de “é”, apesar de usado coloquialmente, também está errado aqui, pois quer dizer “ele (ou ela) é”. Como a frase já inclui o sujeito, não é necessário o uso do pronome. Ao fim, para quem fala francês, a própria manchete mal escrita já é um grande indicativo de que se trata de uma notícia falsa: “Confirmado: O Supremo Brasileira ela é uma merda”.

    A imagem da capa foi montada a partir de uma capa legítima do Charlie Hebdo, publicada em 19 de setembro de 2012. A edição original trazia uma sátira com o profeta Maomé e exatamente as mesma chamadas que aparecem no topo da capa falsa de Lula.

    Continua após a publicidade
    Capa original Charlie Hebdo
    Capa usada como base da falsa capa que satiriza o julgamento do Habeas Corpus do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (Charlie Hebdo/Reprodução)

    A charge que aparece na capa compartilhada nas redes sociais nas últimas horas é uma adaptação de outro desenho, publicado em julho de 2015, no Peru, em que o personagem satirizado é o ex-presidente do país Alan Garcia.

    Capa do periódico peruano El Otorongo
    Capa do periódico peruano El Otorongo (//Reprodução)
    Continua após a publicidade

    A capa falsa do jornal satírico francês já foi compartilhada em outros momentos, principalmente no Twitter, onde os usuários utilizam a imagem desde 2015.

    A edição adulterada apareceu nas redes rociais, por exemplo, em março de 2016, quando o ex-presidente Lula foi nomeado Ministro da Casa Civil pela então presidente Dilma Rousseff.

    Imbroglio Jurídico

    Na quinta-feira, o STF deferiu uma liminar que impede a prisão do ex-presidente até o fim do julgamento sobre seu pedido de habeas corpus preventivo. A sessão em que o tema era discutido foi postergada até 4 de abril –após o recesso de Páscoa– para, nas palavras da presidente do tribunal, a ministra Cármen Lúcia, em entrevista à rádio Jovem Pan nesta sexta-feira, resguardar “o limite físico” dos ministros do tribunal, que julgavam o caso havia pouco mais de três horas.

    Continua após a publicidade

    A decisão do Supremo despertou uma série de críticas de analistas e eleitores nas redes sociais de que há tratamento especial para Lula na Justiça brasileira. Cármen Lúcia negou as acusações e afirmou que a continuidade na próxima sessão garante um julgamento “justo, sereno, tranquilo, como tem de ser”.

     

    Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.