Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Me Engana que Eu Posto

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.

Decreto presidencial sobre convocação para o Exército no Carnaval é falso

Documento justifica medida por conta da 'iminência de conflito' com a Venezuela; convocados ficariam incomunicáveis durante o feriado

Por André Siqueira 26 fev 2019, 19h17

Com o feriado de Carnaval se aproximando, começou a circular nas redes sociais, na tarde desta terça-feira 26 o boato de que o presidente da República Jair Bolsonaro decretou que todos os homens, de 18 a 60 anos, sirvam ao Exército em razão da “iminência de conflito armado com a República Bolivariana da Venezuela“. 

De acordo com a lorota, o decreto 9.715, publicado na segunda-feira, 25, convoca “todos os homens brasileiros, de 18 a 60 anos de idade, independente do estado civil, às 18h do dia 01 de março de 2019, para treinamento militar, de caráter sigiloso e com término no dia 06 de março de 2019 (quarta-feira de cinzas)”. O artigo 2º ressalta que, “salvo decisão do Comando, os convocados permanecerão em regime de incomunicabilidade durante todo o período de treinamento militar”.

falso-decreto-bolsonaro-venezuela
Falso decreto convoca homens para treinamento militar durante o Carnaval (Reprodução/Reprodução) (Twitter/Reprodução)

De fato, existe um decreto 9.715, mas na verdade trata-se de uma lei promulgada em 25 de novembro de 1998, pelo então presidente do Senado Antônio Carlos Magalhães. O documento, ao contrário do que circula nas redes sociais, versa sobre as contribuições para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP). 

A imagem falsa cita como motivo para a convocação para o Exército o inciso XIX do artigo 84 da Constituição, que realmente atribui ao presidente o poder de “decretar, total ou parcialmente, a mobilização nacional” e de “declarar guerra no caso de agressão estrangeira”. No entanto, nos dois casos, o Congresso precisaria referendar a decisão do Executivo. 

Você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.