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A verdade por trás de manchetes falsas que se espalham pela internet. Editado por João Pedroso de Campos.
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Filho de Lula, Lulinha não é dono de avião avaliado em US$ 50 milhões

Aeronave modelo G-1159A Gulfstream III, prefixo N933PA, foi fabricada em 1983 e teve 6 donos. Nenhum deles era o primogênito do petista

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 17h36 - Publicado em 22 ago 2018, 17h39
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  • É falsa a afirmação, presente em uma montagem que voltou a circular na internet, sobretudo no Facebook e no WhatsApp, de que o filho mais velho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luis Lula da Silva – o Lulinha – é dono de um avião avaliado em 50 milhões de dólares.

    A aeronave em questão, modelo G-1159A Gulfstream III, de prefixo N933PA, é alvo de especulações sobre sua relação com Lula ou seu filho Lulinha pelo menos desde 2013. Não há, no entanto, nenhum registro de que esse jato tenha pertencido a qualquer membro da família Lula da Silva.

    A investigação do projeto Comprova, criado para combater notícias falsas na eleição presidencial, teve como base o registro do prefixo do avião (código alfanumérico que identifica a nacionalidade de uma aeronave) nos bancos de dados de órgãos oficiais de aeronáutica e sites de registro de aviões e voos.

    De acordo com o registro da aeronave no site Flight Ware, o prefixo N933PA expirou e foi cancelado em 30/06/2014. O jato em questão pertencia então ao Wells Fargo Bank Northwest Trustee, um administrador fiduciário. Antes disso, a aeronave – fabricada em 1983, pertenceu à Jet Aviation (1983 a 1992); foi vendida de volta à Gulfstream Aerospace Corporation (1992 a 1993) e, depois, vendida à Flo-Sun Aircraft (1993 a 2003), à NSHE Peru (2003), à Executive Aircraft (2003 a 2010), e, finalmente, à Wells Fargo (2010 a 2014) – como registra o site PlaneLogger.

    Atualmente, a aeronave tem o prefixo N888SM, e pertence à empresa TVPX Ars Inc Trustee, outro administrador fiduciário. Nesse tipo de contrato, a empresa proprietária administra o título e o registro, mas não tem papel na operação ou no monitoramento da aeronave, a menos que seja instruída pela proprietária a fazer isso. O último registro de voo da aeronave N88SM foi um voo entre Miami e West Palm Beach, em outubro de 2014.

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    Sobre o valor de 50 milhões de dólares que Lulinha (ou Lula, dependendo da versão) teria pago pela aeronave, ele está bem acima do que esse modelo valia em 2013 ou atualmente. O modelo G-1159A Gulfstream III, quando foi lançado originalmente, em 1980, custava 37 milhões de dólares a unidade.

    No site Controller, dois G-1159A Gulfstream III estão à venda (com preço exposto), custando 1,2 milhão de dólares e 1,5 milhão de dólares. A página do fabricante conta com alguns modelos usados para vender, mas nenhum deles é o G-1159A Gulfstream III. Porém, como referência, a aeronave mais cara lá é o Gulfstream G650 S/N 6146, de 2015, que custa 53 milhões de dólares

    Em 2016, a Polícia Federal realizou uma perícia do patrimônio de Lulinha, à qual a equipe do Comprova teve acesso. A conclusão da perícia é de que a evolução patrimonial foi compatível com as sobras financeiras e que não havia irregularidades nas movimentações.

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    Ao projeto Comprova, a defesa de Lulinha informou que não deseja comentar a alegação de que ele é dono do avião.

    Reprodução comprova
    (Projeto Comprova/Reprodução)

    A checagem de fatos publicada acima foi feita dentro do projeto Comprova, lançado para combater notícias falsas nas eleições, e envolveu jornalistas de Jornal do Commercio, O Estado de S. Paulo e Bandnews FM. VEJA e outros sete veículos que integram a iniciativa concordaram com o processo e a conclusão da apuração: UOL, SBT, NSC, O Povo, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo e Gazeta Online. O Comprova é composto por 24 veículos de comunicação brasileiros. 

    O leitor pode sugerir ao projeto boatos e notícias falsas a serem desmentidos, por meio do WhatsApp, no número (11) 97795-0022. O Me Engana que Eu Posto também recebe sugestões pelo aplicativo de mensagens, no número (11) 9 9967-9374.

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