Uma paródia política da música Águas de Março, obra prima de Tom Jobim, tem sido compartilhada no WhatsApp com uma legenda que afirma, falsamente, que o rapaz a cantar e dedilhar o violão, criticando políticos de diversos partidos, é neto do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda.
Assista abaixo ao vídeo:
O jovem criador da paródia pode até ter uma ou outra semelhança física com Chico Buarque, mas não é neto dele. O cantor e compositor tem apenas um neto do sexo masculino, o também cantor Francisco Buarque de Freitas, o Chico Brown, de 21 anos (imagem abaixo). Além dele, Chico tem seis netas.
O rapaz que adaptou os versos de Águas de Março ao mundo político é Pablo Medeiros, de 25 anos, que nasceu em Ubaporanga (MG) e vive em Belo Horizonte. Ele publicou o vídeo no Facebook em julho de 2017, como uma “homenagem” a todas as excelências citadas na “delação do fim do mundo”, da empreiteira Odebrecht (veja ao final do texto).
Ao Me Engana que Eu Posto, Medeiros garante que não é neto de Chico Buarque. “Esse vídeo eu fiz no ano passado e publiquei, assim que saiu a delação do fim do mundo, com os delatados. Acabou viralizando no WhatApp há um tempo e agora voltou, dizendo que sou neto do Chico. Fiquei sabendo porque um amigo que recebeu e me ligou”, explica.
Indagado se admira o compositor, apesar da falta de parentesco, o autor da paródia emenda: “politicamente não, mas, musicalmente, sou muito fã”. Chico Buarque é simpatizante do Partido dos Trabalhadores (PT).
Agora você também pode colaborar com o Me Engana Que eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.